Page 18 - Food Ingredients Brasil - Edição 54
P. 18

 Entrevista O desenvolvimento de tecnologias para ampliar experiên- cias sensoriais através do impacto de sabor, texturas e novos sabores permeia nosso portfólio de inovações em aromas e também em produtos para o mercado de sorvetes, em que se busca contemplar o desejo do consumidor por produtos indulgentes e, ao mesmo tempo, por produtos mais saudáveis. Na Duas Rodas, a inovação também é expandida para novos conceitos e processos de negócio. Por exemplo, funda- mental para o caminho de inovação é o entendimento profundo do comportamento e dos desejos do consumidor. Para isto, desenvolvemos a startup e plataforma inovadora de colabora- ção, a Planta. Através do ecossistema de inovação da Planta, o consumidor consegue dar voz às ideias que tem para novos produtos, e a Duas Rodas, ao capturar estas ideias e desejos, atua como um catalizador para fomentar desenvolvimentos internos e também, junto com os nossos clientes, para trans- formar estes produtos em realidade, acelerando também a chegada de novidades com maior assertividade no mercado. Para ter uma ideia, os novos produtos lançados nos últimos três anos são responsáveis por mais de 20% do faturamento total da empresa. “A inovação é um pilar estratégico de competitividade e expansão da Duas Rodas, em produtos, tecnologias e processos de negócios”. FIB - A saudabilidade é um tema que vem se concretizando cada vez mais como uma das principais tendências em produtos alimentícios. Como a Duas Rodas trabalha o conceito de saudabilidade? Como esse conceito se reflete no desenvolvimento de seus produtos? Steven Rumsey – A Duas Rodas dedica uma grande parte de seus esforços de inovação no desenvolvimento de novas tecnologias para apoiar o conceito de saudabilidade. Através da nossa plataforma TasteFull Technologies, lançamos uma diversidade de soluções ao longo dos últimos anos focadas em reduções para ajudar empresas de alimentos e bebidas nos desenvolvimentos de seus produtos com menos sal (NaLess), açúcar (T-Sweet e I-Sugar) e gordura (OffSat). Além do foco em reduções, a Duas Rodas é também um dos maiores fornecedores de extratos e desidratados naturais de frutas e plantas típicas da América Latina. A linha focada em funcionalidade tem avançado fortemente nos mercados 18 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 54 - 2021 norte-americano, europeu e asiático e começa a ganhar espaço também no Brasil. Entre as tecnologias que se destacam no Fruittion Botanicals estão as que preservam ativos, como a Ace- rola desidratada em pó padronizada em até 34% de vitamina C. Inclusive em categorias mais indulgentes, como a de sor- vete, lançamos linhas de produtos desenhadas para trazer mais opções de saudabilidade para o setor, entre elas a linha Selecta Equilibrium, as pré-misturas de ingredientes com alto nível de extratos e ingredientes naturais, e o forte reforço do portfólio de pastas, variegatos e saborizantes zero açúcar ou zero adição de açúcar. O nosso objetivo é ser uma referência para a expansão de produtos saudáveis, fornecendo ideias, conceitos, ingredientes e apoio para nossos clientes desenvolverem produtos com estes benefícios para seus clientes. FIB - A Duas Rodas é uma empresa que está constantemente aprimorando e acrescentando novos produtos ao seu portfólio. O que a Duas Rodas ainda pode oferecer ao mercado de alimentos e bebidas em termos de inovação? Steven Rumsey - Os desafios no universo de alimentos são constantes, porque os consumidores estão em movi- mento permanente. Cada vez mais, demandam alimentos mais interessantes e indulgentes, mas também com mais saudabilidade, mais naturalidade e conveniência. Vários dos alimentos e bebidas que contemplam estes aspectos estão disponíveis às pessoas com maior renda. E um dos objetivos de Duas Rodas é justamente democratizar estes benefícios, ampliando a disponibilidade para toda a população. O que significa que a inovação precisa estar ao alcance de todos e não apenas de quem tem poder aquisitivo para pagar mais. Entre as iniciativas mais recentes da empresa neste sentido, está o projeto Meu Plano D. Sensibilizada pelas difi- culdades econômicas trazidas pela pandemia da Covid-19 e consciente do seu papel como ser social, a empresa lançou, em outubro do ano passado, através de suas marcas de confeitaria e chocolates, Mix e Selecta, o Meu Plano D, uma escola de ensino à distância com conteúdo online e totalmente gratuito, com o objetivo de estimular a geração de renda extra e também de ajudar a tornar realidade o sonho que tantas pessoas têm de empreender. FIB - Como você definiria a Duas Rodas hoje e por quê? Steven Rumsey - A Duas Rodas é um importante parceiro na criação de valor para empresas de alimentos na América Latina e no mundo. Com sua expertise de 95 anos de atuação no mercado global, valores fortes de empreendedorismo e cola- boração, e com um foco fundamental na inovação tecnológica, dedicamos nossa energia para o sucesso de nossos clientes e a criação de valor no setor de alimentos como um todo.   revista-fi.com.br 


































































































   16   17   18   19   20