Page 17 - Food Ingredients Brasil - Edição 54
P. 17

  fabris na América Latina: três no Brasil (Matriz, em Jaraguá do Sul; São Bernardo do Campo/SP; Estância/SE) e quatro nos países da Argentina, Chile, Colômbia e México. Essa trajetória de sucesso foi construída a partir de propósi- tos claros, com uma gestão responsável, focada na excelência do atendimento ao cliente, do relacionamento ético com todos os stakeholders e, em especial, da valorização do ser humano, das pessoas que participaram no passado e participam hoje desta construção pautada nos princípios de integridade e respeito. Certamente, alcançar 95 anos em pleno processo de expan- são é uma demonstração de sustentabilidade dos negócios, com valores consolidados, processos robustos de governança, forte resiliência para superar desafios e investimentos estratégicos em inovação. FIB - A Duas Rodas é líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, atuando em diferentes segmentos do mercado. Como esses segmentos são divididos e desenvolvidos dentro da empresa? Steven Rumsey - Os mais de três mil itens no portfólio são divididos em três grandes mercados, alcançando milhões de consumidores em mais de 30 países e nas mais diferentes categorias de alimentos e bebidas. No mercado de Flavors, no qual somos líderes nacionais, atuamos com aromas, extratos botânicos, desidratados, con- dimentos, aditivos e soluções integradas. No mercado de Food Service, contamos com a liderança nacional na fabricação de produtos para a indústria de sorvetes, através das marcas Selecta e Specialitá. E atendemos também, com amplo portfólio, os mercados de confeitaria e chocolates com as marcas Mix, Namur, Selecta Confeiteiro e Selecta Supreme. Outra frente de negócios está em Nutrição Animal, no qual atuamos com produtos da marca Statera. FIB - Como a Duas Rodas explora a diversidade de ingredientes utilizados no mercado alimentício? Qual o papel desempenhado pela tecnologia para o desenvolvimento de produtos diferenciados para segmentos específicos? Steven Rumsey - Inovação com novas tecnologias é uma estratégia fundamental para manter a relevância no mercado dinâmico de alimentos. O número de desafios mercadológicos acelera exponencialmente com o consumidor em busca de produtos com mais impacto sensorial, mais estabilidade, mais saudabilidade, mais conveniência e, cada vez mais, sustenta- bilidade e transparência de comunicação. Sendo uma empresa principalmente B2B, nosso papel é trazer estas inovações não somente para nossos produtos e ingredientes, mas também para os serviços, através dos quais, em parceria com os nossos clientes, podemos impactar os produtos finais que chegam ao consumidor. “O desenvolvimento de tecnologias para ampliar experiências sensoriais através do impacto de sabor, texturas e novos sabores permeia nosso portfólio de inovações, em que se busca contemplar o desejo do consumidor por produtos indulgentes e, ao mesmo tempo, por produtos mais saudáveis”. Para exemplificar, podemos citar tecnologias exclusivas que desenvolvemos recentemente com o foco de aumentar o impacto sensorial dos aromas por métodos de encapsulação inovadores e que se destacam no mercado: o GranFlavor, que conquistou o 1o lugar no Prêmio de Ingrediente Mais Inovador da FI Awards 2019, e que além de promover maior saída aromática, proporciona também maior fixação do aroma no produto e melhor proteção do ativo; e o Flavor Intense, mais voltado às aplicações salgadas, principalmente snacks. Além do custo-benefício, as duas novas tecnologias de sa- bor possibilitam melhor experiência sensorial no produto final. Contamos com outras frentes de inovação, como por exemplo, o portfólio de ingredientes clean label voltados para o mercado de produtos cárneos, e as soluções tecnológicas do Plant Based Solutions, que permitem trazer o sabor, a suculência e a textura da carne animal para as proteínas vegetais, atendendo demandas crescentes de novos hábitos e consumo e, consequentemente, mercados em expansão. FIB - No final de 2020, a Duas Rodas foi reconhecida pelo 5o ano consecutivo como uma das empresas mais inovadoras do Brasil. Qual a importância da inovação para a Duas Rodas e como ela é pensada e aplicada em seus produtos? Steven Rumsey - A inovação é um pilar estratégico de competitividade e expansão da Duas Rodas, em produtos, tecnologias e processos de negócios. Em produtos e tecnolo- gias, as principais plataformas de inovação envolvem a criação de novas experiências sensoriais, indulgência permissiva e positiva e saudabilidade. revista-fi.com.br FOOD INGREDIENTS BRASIL No 54 - 2021 17 


































































































   15   16   17   18   19