Page 30 - Revista Food Ingredients Brasil Ed. 52
P. 30

TATE & LYLE   Essa abordagem pode afetar o prazo de validade, o sabor, a aparência, a textura e outras características im- portantes, portanto, é fundamental encontrar uma alternativa de rótulo limpo com bom desempenho. É aí que entram os amidos funcionais clean label”. Como exemplo, Puelle cita os amidos da linha CLARIA®, da Tate & Lyle. Funcionais, esses amidos ofe- recem performance semelhante a apresentada pelos modificados, mas com a vantagem de constarem nos rótulos dos produtos como “amido de milho” ou “amido de mandioca”, termos muito mais amigáveis ao con- sumidor do que “amido modificado”. temperaturas e homogeneização. Eles também demonstram alta eficiência de espessamento e consis- tência de textura ao longo do tempo, proporcionando a cor neutra e gosto agradável em produtos com rótulos limpos”, explica o especia- lista da Tate & Lyle. Segundo o profissional, a tecno- logia desenvolvida pela fornecedora para transformar o amido nativo em funcional é única no mercado. “Essas técnicas proprietárias en- volvem uma série de etapas para preservar o status de clean label do produto acabado e fornecer fun- cionalidade exclusiva no amido”. E completa: “Grânulos de amido de frutas, sopas, molhos, refeições refrigeradas, entre outras”. O resultado das aplicações reforça o potencial de utilização do amido funcional por indústrias que de- sejam apresentar rótulos mais simples e de fácil entendimento pelo consumidor, uma demanda crescen- te em todo o mundo. Só no Brasil, 81% da população almeja uma ali- mentação mais saudável, revelou um estudo da Fiesp de 2018, o que mostra o real interesse em entender o que se está consumindo. O país já ocupa a quarta posição no ranking global de consumo de alimentos saudáveis, de acordo com dados do instituto de pesquisa Euromonitor. Os números reforçam não ape- nas a preocupação do brasileiro em se alimentar melhor, mas também a urgência da indústria de alimentos em se adaptar a este comportamen- to. Um caminho possível é ofere- cendo mais transparência em seus processos industriais, a começar pelos rótulos dos produtos disponí- veis nas gôndolas de supermercado.   O polissacarídeo quimicamente é sinalizado nos rótulos como “amido modificado”, o que gera certo estranhamento ao consumidor. Já os funcionais, como os da linha CLARIA®, podem ser comunicados como “amido de milho” ou “amido de mandioca”, muito mais simples e amigável. Tate & Lyle Brasil S.A. tateandlyle.com “Os amidos clean label e fun- cionais permitem a tolerância ao cisalhamento, ao calor e à acidez, mesmo em circunstâncias extre- mas, tais como as de ultra alta CLARIA® permanecem intactos em diferentes condições de processa- mento e por isso podem ser aplica- dos nas mais diversas formulações, como produtos lácteos, preparações 32 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 52 - 2020 revista-fi.com.br 


































































































   28   29   30   31   32