Page 28 - Revista Food Ingredients Brasil Ed. 52
P. 28

TATE & LYLE   Do modificado ao nativo: porque o amido funcional é a melhor escolha para a indústria alimentícia Com desempenho semelhante aos modificados, as soluções funcionais saem à frente ao permitirem rótulos clean label sem alterar sabor e cor das formulações. Coringa em diversas prepara- ções, o amido é um polissacarídeo amplamente utilizado pela indús- tria alimentícia para aprimorar as propriedades físico-químicas dos alimentos. Tradicional também nos lares, a substância integra o cotidia- no das famílias nas mais variadas re- ceitas, desde molhos a sobremesas. Originária principalmente do milho, da mandioca, da batata, do arroz e do trigo, esta fonte de carboidrato é versátil e capaz de alcançar resultados bastante distin- tos em termos de textura, consis- tência e estabilidade, o que a torna indispensável em preparos caseiros ou industriais. O MAGO DAS FORMULAÇÕES Uma infinidade de caracterís- ticas pode ser obtida a partir da aplicação de amido em formula- ções. O polissacarídeo é utilizado para controlar textura, umidade, consistência, aparência e impacta até no shelf life, influenciando na estabilidade durante o período de armazenamento do produto. Oferecendo textura, consistência e estabilidade, o amido é uma fonte de carboidrato indispensável tanto em preparos caseiros como em alimentos industrializados.  30 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 52 - 2020 revista-fi.com.br Os amidos proporcionam diver- sos efeitos em aplicações, como a ligação ou separação de ingredien- tes; tornar o produto mais claro ou opaco; manter a umidade ou evitá-la e ainda produzir texturas que podem ser lisas, cremosas ou crocantes. Diante de tantas possibilidades, o aproveitamento do amido pela in- dústria precisa ser técnico e bem as- sistido. Segundo Oswaldo Nardinelli, vice-presidente Sênior e Gerente Ge- ral de soluções de alimentos e bebidas da América Latina da Tate & Lyle, a aplicação é tão importante quanto o 


































































































   26   27   28   29   30