Page 48 - Food Ingredients Brasil - Edição 51
P. 48

VOGLER Aromas naturais para alimentos e bebidas By Vogler Ingredients AROMAS Definição Aroma é uma combinação de dois ou mais compostos aromáticos, capazes de conferir ou intensificar o aroma e ou sabor dos alimentos. Os aromas são muito concentrados e consequentemente, suas dosagens são geralmente muito baixas, dependendo do tipo de alimento. As moléculas responsáveis pelo aroma são constituídas de um hidrocarboneto que pode ser linear, cíclico ou aromático. A maior parte das funções químicas presentes nessas cadeias podem ser encontrada em sete grandes famílias: os álcoois, os compostos carbonilados (como os aldeídos), os ésteres, os éteres, os fenóis e os derivados sulfurados ou azotados. História Os aromas sempre fizeram parte da história da civilização. No início, tinham a função de verificar se um alimento estava ou não estragado ou diferenciar plantas nocivas das comestíveis. Hoje em dia vão muito além disso, ou seja, os aromas são responsáveis pelas melhorias das propriedades organo- lépticas de produtos alimentícios e sua consequente aceitação ou não pelo consumidor. Além da busca constante dos novos consumidores por novas experiências sensoriais. Quando falamos em aromatização de alimentos e bebidas, precisamos levar em consideração os aspectos psicológicos, culturais e econômicos. Dependendo do tipo de produto ou aro- ma, ele pode transmitir ao consumidor sensação de felicidade, prazer, aconchego, pois a percepção de um produto alimentício está associada além dos estímulos sensoriais os estímulos emocionais. Quem nunca sentiu um odor ou um sabor especí- fico, e isso o remeteu a infância? A casa da avó? Uma situação específica que remeta a felicidade ou até mesmo a tristeza? Quanto mais nós entendermos os consumidores target, mais o produto atenderá as expectativas de seu consumidor, grande poderá ser seu sucesso. 50 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 51 - 2020 revista-fi.com.br 


































































































   46   47   48   49   50