Page 25 - Food Ingredients Brasil - Edição 51
P. 25

CDIAL HALAL Certificação Halal e o potencial de mercado no mundo em diversas categorias Há mais de 30 anos a CDIAL Halal atua com cer tificação Halal de alta qualidade, humana e consciente. Hoje, é a empresa com mais categorias para certificação Halal no Brasil. O Halal, é um compor tamento, vai além do mercado de expor tação, ele envolve alimentação, cosméticos, vestuário e muito mais. O termo de ori- gem árabe significa lícito, permitido ou admissível pela Sharia - jurisprudência islâmica, que atua como o condutor de vida para os muçulmanos. O procedimento Halal, enquan- to na produção de alimentos e no segmento industrial, vai muito além dos requisitos religiosos, pois, para um alimento ser cer tificado Halal, ele deve ter passado não apenas pelos pa- drões lícitos para os muçulmanos, mas deve estar em total conformidade com todos os indicadores da mais extrema qualidade. Isso eleva o valor agregado final, e coloca o produto Halal em alta vantagem no mercado interno por sua alta qualidade, e abre as portas para a expor tação. Par tindo dessas informações é impor tante conhecer um pouco mais sobre esse mercado em potencial. Quando os produtos têm o cer tifi- cado Halal, isso significa que podem ser consumidos pelos muçulmanos e não muçulmanos, principalmente no exterior, onde o termo é mais conheci- do, entre os que não praticam o Islam. Atualmente, existem 1,8 bilhão de muçulmanos no mundo e a perspectiva é de atingir, até 2050, um terço da população mundial, chegando a 2,76 bilhões, de acordo com a Pew Research Center. A região da Ásia Pacífica abriga hoje a maior população muçulmana do mundo. Alguns dos países com for tes opor tunidades da região são Indonésia, Tailândia, Cingapura e Mianmar. O certificado Halal é um selo que atesta a qualidade dos produtos em di- versos segmentos, onde são analisadas as matérias-primas de sua composição; boas práticas de fabricação, setores de produção, armazenagem e transpor te. Isso chama a atenção de países que procuram segurança dos alimentos e qualidade em seus produtos, mesmo não sendo muçulmanos, como Japão e China. Ser certificado Halal abre portas para expor tação aos países que exigem esse cer tificado, gera novas opor tunida- des de negócio; agrega valor à imagem dos produtos e às empresas cer tifica- das; e como mencionado anteriormente, pode conquistar outros públicos mais exigentes e com poder de compra que valorizam práticas como a utilização consciente dos recursos naturais e a preocupação socioambiental, compor- tamentos presentes nas organizações cer tificadas Halal. 26 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 51 - 2020 revista-fi.com.br 


































































































   23   24   25   26   27