Page 26 - Food Ingredients Brasil - Edição 51
P. 26

Falando em números, a expectativa é de faturar U$ 3,2 trilhões em 2024, de acordo com dados da Africa Economic Foundation e Dinar Standard. Isso mostra que mesmo em tempos de crise o mercado Halal tem criado boas perspectivas para as empresas brasileiras que queiram exportar seus produtos de acordo com a lei islâmica. As oportunidades para os mercados que podem usufruir desse potencial são várias, muito além do segmento de proteína animal, como: alimentos e bebidas (sucos, queijos, lácteos, gelatina, doces, entre outros); fármaco; cosmético; finanças islâmicas, moda e vestuário; mídia, entretenimento e até turismo. Fonte: Africa Islamic Economic Foundation e divulgado pela CCAB Para os segmentos de alimentos e bebidas, os números também são positivos. As exportações brasileiras para os países árabes atingiram US$ 12,197 bilhões em 2019, o que representa um crescimento de 6,3% em comparação com o ano de 2018, segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). Os principais produtos brasileiros expor tados foram: aves; açúcar de cana ou beterraba e sacarose quimicamente pura; carne bo- vina; milho; grãos de soja; café (torrado e descafeinado); óleo obtido de minerais betuminosos, entre outros. De acordo com análises da Africa Island Economic Foundation, divulgado pela CCAB, o setor de alimentos Halal registrou, em 2018, US$ 1.369 bilhão. E a previsão é que alcance, em 2024, US$ 1.972 bilhão, aumento de 44%. Mas para ingressar nesse mundo de alta qualidade e boas práticas as exigências são altas, principalmente, para os países árabes e islâmicos em diversas categorias. De acordo com o CEO da CDIAL Halal, Ali Saifi, “Toda cadeia de produção deve ser certificada, desde a matéria-prima até os insumos, transporte e armazenamento. Até mes- mo as empresas que prestam serviços para as fabricantes precisam estar de acordo com os padrões. É importante que as empresas entendam que é um conceito geral e não basta o produto ter um selo de certificação na embalagem CIDIAL HALAL revista-fi.com.br FOOD INGREDIENTS BRASIL No 51 - 2020 27 


































































































   24   25   26   27   28