Page 17 - Food Ingredients Brasil - Edição 51
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NEWS & TRENDS NESTLÉ INVESTE EM SUAS OPERAÇÕES NO BRASIL A Nestlé está investindo R$ 762,9 milhões em suas operações no Brasil ao longo de 2020, em projetos diversos em unidades da empresa em todo o país. Entre os destaques de investimentos estão a inauguração e modernização de linhas nas fábricas de Araçatuba, Araras, Caçapava, no Estado de São Paulo, Vila Velha, ES, Feira de Santana, BA, e Montes Claros, MG. Segundo a Nestlé, a empresa manteve os investimentos previstos para o ano de 2020 em cen- tenas de projetos realizados ao longo do período, especialmente na aber tura de linhas de produção, modernização e novas tecnologias nas unidades fabris. “Esse é um ano importante para a evo- lução da indústria 4.0 nas fábricas da Nestlé no Brasil, com modernização do parque, maior automação e uso de robôs de última geração. Estamos vivendo uma jornada de transformação digital que envolve todos os negócios da Nestlé no Brasil e a formação qualificada das nossas equipes, com ganhos relevantes em produtividade e eficiência”, disse Luis Garcia Prieto, vice-presidente técni- co e de produção da Nestlé Brasil. Em Caçapava, a Nestlé inaugurou uma nova linha de produção de KitKat. Por conta do cenário em que se deu a implantação da linha, as instalações mecânicas fo- ram todas realizadas por técnicos locais da Nestlé orientados remotamente e em tempo real por engenheiros da empresa fornecedora de equipamentos. Essa prática de orientação remota para ins- talação de equipamentos e tecnologias foi utilizada em diversos projetos da empresa no Brasil ao longo de 2020, com direcionamentos fornecidos por parceiros de vários países, como Ale- manha, Suíça, França e Dinamarca. A unidade de Vila Velha recebeu uma linha adicional destinada à produção das caixas de bombons amarelas da marca Garoto e de materiais de exposição de chocolates para pontos de vendas. A implantação da linha contou com uso de tecnologia para guiar as equipes, com escaneamento e realização do projeto com uso de 3D, que possibilitou a veri- ficação e avaliação de todos os detalhes sem necessidade de visita à área. O prédio onde está a nova instalação foi construído com design sustentável e uso de materiais 100% recicláveis. Na fábrica de Araras, foram realizados upgrades nas linhas de Nescafé, com a instalação de sistemas de extração e torragem mais eficientes e modernos, garantindo maior qualidade a esses pro- cessos essenciais para a preser vação das qualidades e sabor dos grãos de café, além de uma produção mais sus- tentável, com controle de emissões de partículas e menor consumo energético. Nesse projeto, também foram utilizadas maquetes vir tuais para acompanhamen- to do processo de implantação, minimi- zando a presença direta de operadores de máquinas. Em Araçatuba, a empresa inaugurou uma nova linha de fabricação de produtos de nutrição infantil. Em outra frente, a empresa também tem investido em modernização do parque e de processos, com aquisição e desen- volvimento de tecnologias e projetos de automação em suas unidades, como par te de uma jornada de transformação digital que envolve todos os negócios da Nestlé no Brasil. nestle.com.br TAKASAGO DESENVOLVE LINHA DE AROMAS LA VANILLE T A baunilha é um dos aromas mais populares e comercializados em todo o mundo. Essa é uma das razões para sua escassez natural e flutuação cons- tante dos preços. O mercado global, porém, está cada vez mais interessado em ingredientes naturais. E, para isso, o fornecimento de matérias-primas de maneira constante e segura é de funda- mental impor tância. De forma a atender essa demanda do mercado, a Takasago desenvolveu a linha LA VANILLE T, sua marca registrada de especialidades em baunilhas. Com um palete exclusivo de nuances do aroma, a empresa desenvol- ve soluções personalizadas para cada cliente e em diferentes segmentos. Para garantir a qualidade dos seus extratos e uma paleta ampla de matérias-primas, a Takasago mantém uma aliança es- tratégica com um dos maiores e mais experientes operadores de baunilha em Madagascar, na África, país responsável pela maior produção mundial de favas de baunilha e responsável por 80% da baunilha utilizada em todo o mundo. Desde 2012, a empresa tem uma fábrica em parceria com a Ramanandraibe, con- siderada uma das mais experientes na operação de baunilhas de Madagascar. Com fábrica própria para processamento e extração do extrato natural de baunilha, a empresa consegue estabelecer uma integração ver tical de todo o processo de fabricação, garantindo alta qualidade de seus produtos. Segundo a Takasago, o aroma de baunilha é uma das paixões para os aromistas, pois os extratos contêm, em geral, mais de 150 molécu- las aromáticas diferentes, o que pode resultar em inúmeros perfis, além de ser um dos sabores preferidos em muitas categorias de produtos de alimentos e bebidas. O processo de cultivo da baunilha é longo e rigoroso: a baunilha é extraída da orquídea Vanilla planifólia, que leva de três a quatro anos para ama- durecer, e as flores abrem apenas uma vez ao ano. A polinização é feita à mão com um palito. As favas são colhidas à mão, uma a uma e, em seguida, fer vidas. Ainda quentes, são embrulhadas em cober tores para depois serem desidra- tadas e armazenadas por seis meses para acentuar o sabor. Somente após todo esse processo ficam prontas para a expor tação. takasago.com 18 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 51 - 2020 revista-fi.com.br 


































































































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