Page 19 - Food Ingredients Brasil - Edição 51
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Entrevista FIB - Em 2019, a DuPont passou a operar de forma independente, separando-se da holding DowDuPont, e tornando- se uma empresa de materiais especializados, criando a divisão DuPont Nutrition & Biosciences. Qual a finalidade dessa reestruturação e o que isso representa para o mercado? Zacarias Karacristo - O processo de fusão e separação teve o objetivo de unir competências convergentes ou complementa- res da antiga DuPont e da antiga Dow em três novas empresas independentes, líderes em suas áreas - Dow, em ciência dos materiais; Corteva, na área agrícola; e a DuPont, em materiais especializados. A DuPont Nutrition & Biosciences surgiu no âmbito de toda a reestruturação, combinando as unidades de Nutrição e de Biociências, antes independentes. Os negócios possuem afinidades e se complementam em muitos sentidos. Com isso, a união favorece o atendimento do mercado de forma mais sinérgica e ágil, combinando conhecimentos e competên- cias de mais de 10 mil profissionais numa única unidade voltada a soluções para os setores de alimentos, saúde, farmacêutico e de biotecnologia. FIB - A DuPont é reconhecida mundialmente pela inovação, confiança, qualidade e sustentabilidade. Como esses valores são agregados ao seu portfólio? Zacarias Karacristo - Todos esses atributos integram os chamados Valores Fundamentais da DuPont, que ainda contem- plam compromissos com segurança, ética e respeito às pessoas. Gostaria de destacar a nossa estratégia de sustentabilidade. Temos em curso uma iniciativa abrangente de avaliações de ciclo de vida dos nossos produtos. Os estudos, feitos por meio de abordagens diferentes e revisados por terceiros, já cobrem 21 tipos de soluções e servirão de base para nós e nossos clientes aprofundarmos iniciativas para minimizar pegadas ambientais na produção de alimentos. Temos, em 2020, a meta de reduzir as emissões de CO2 dos clientes em 15 milhões de toneladas, por meio de tecnologias que diminuam o desperdício de alimentos, substituam matérias-primas de alto impacto ou melhorem a efi- ciência do processamento. Para ficar em apenas um exemplo, nossa linha HOLDBAC® abrange culturas que permitem aumentar em 200% a vida útil de queijos brancos. Isso reduz o desperdício desses produtos em 50% a 60%. “Danisco PlanitTM é a marca que lançamos mundialmente para representar toda a competência da DuPont em plant-based. Ela foi criada para levar a inovação para além da imitação”. “Plant-based não significa simplesmente um produto de origem vegetal. O consumidor quer que esses alimentos sejam nutritivos e saborosos, tenham textura agradável, sejam sustentáveis e tenham preços acessíveis. Ou seja, a bússola do nosso desenvolvimento de ingredientes deve apontar para todas essas direções”. FIB - Recentemente, a DuPont N&B criou um “centro de rótulo limpo” na Dinamarca. Qual a importância desse centro para as atividades globais da DuPont N&B e para o atendimento da crescente demanda por produtos alimentícios clean label? Zacarias Karacristo - Esse hub foi criado para impulsionar o pipeline de projetos em nutrição saudável. Contratamos mais pesquisadores e colocamos especialistas em clean label e em sustentabilidade, que são áreas confluentes, trabalhando de forma integrada com nossas equipes de projetos. Os objetivos são acelerar o desenvolvimento de ingredientes inovadores em termos funcionais ou de origem e encurtar o time to market de novidades. O complexo na Dinamarca nos permite apoiar ainda mais a formulação de alimentos e bebidas de vanguarda, que atendam as demandas dos consumidores por produtos mais saudáveis, nutritivos e sustentáveis. FIB - A DuPont N&B sempre teve foco nas tendências mundiais; tanto que foi uma das pioneiras no mercado plant- based e hoje é uma das empresas mais experientes nessa área. O que esse setor representa para a DuPont N&B em termos de inovação? Zacarias Karacristo - O mercado plant-based é um campo crucial para inovações. São mais e mais consumidores inte- ressados em produtos de base vegetal por preocupação com a saúde, com o meio ambiente, ou decisões de estilo de vida. É também crescente e importante o número de flexitarianos, ou semivegetarianos. Segundo pesquisas, 47% dos brasilei- ros declaram inclinação em substituir carnes por alternativas plant-based. O nosso desafio é inovar sustentando essas novas demandas alimentares, possibilitando dietas mais ricas e equilibradas. 20 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 51 - 2020 revista-fi.com.br 


































































































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