Page 20 - Food Ingredients Brasil - Edição 51
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FIB - Como a DuPont N&B define o conceito plant-based? Como a empresa aplica esse conceito no mercado de ingredientes alimentícios? Zacarias Karacristo - Essa é uma pergunta importante, porque plant-based não significa simplesmente um produto de origem vegetal. O consumidor quer que esses alimentos sejam nutritivos e saborosos, tenham textura agradável, sejam sustentáveis e tenham preços acessíveis. Ou seja, a bússola do nosso desenvolvimento de ingredientes deve apontar para todas essas direções. “A questão sensorial está na essência de Danisco PlanitTM. Seu amplo portfólio permite ao consumidor encontrar variedade, saudabilidade e experiência no campo dos alimentos plant-based”. FIB - Recentemente, a DuPont N&B lançou uma nova marca direcionada ao setor plant-based. Em que consiste esse lançamento? Qual a proposta da sua criação? Zacarias Karacristo - Danisco PlanitTM é a marca que lançamos mundialmente para representar toda a competência da DuPont em plant-based. Ela engloba o mais amplo portfólio de ingre- dientes do gênero no mercado, o nosso vasto conhecimento em aplicação, capacidade para análises sensoriais de última geração, suporte regulatório, avaliação de índices de sustentabilidade, fabricação e distribuição em nível global e a busca constante para aprofundar ainda mais nosso entendimento do mercado e do consumidor. A marca foi criada para estimular o mercado e para a criação conjunta com os clientes, acelerando o desenvolvimento de categorias e novos produtos. Em termos de portfólio, Danisco PlanitTM abrange produtos das linhas de proteínas vegetais, hidro- coloides, cultivos, probióticos, fibras, protetores de alimentos, antioxidantes, extratos naturais, emulsificantes e enzimas, bem como sistemas funcionais desenvolvidos sob medida. FIB - O que a nova linha Danisco PlanitTM pode oferecer aos fabricantes de alimentos e bebidas? Zacarias Karacristo - Até aqui, o mercado plant-based se guiou fortemente pela oferta de simulações. Um “hambúrguer” vegetal ou um “milk-shake” sem leite, por exemplo. A maior parte dos consumidores, porém, não está só preocupada em evitar a carne ou os lácteos, e sim em busca de ótimas e novas experiências ao comer. Danisco PlanitTM foi criado para levar a inovação para além da imitação. A ideia é pensar menos no plant-based como alternativa, e mais em formas de fazê-lo estar presente rotineira e naturalmente no dia a dia das pessoas. É oferecer aos fabricantes de alimentos e bebidas uma variedade de novos conceitos e formatos de produtos plant-based, que atendam às necessidades dos consumidores, além de pesquisas e estudos exclusivos para direcionar a indústria. FIB - Um dos principais desafios na formulação de produtos plant-based está relacionado ao sabor e a textura, atributos fundamentais para a aceitabilidade de qualquer tipo de alimento. Como a DuPont N&B trabalha essas propriedades organolépticas nos produtos plant-based? Zacarias Karacristo - Esse é um ponto crítico para angariar a fidelidade do público, fazendo com que o alimento plant-based não seja algo que o consumidor prove uma única vez, mas que aprecie e mantenha em sua dieta. O desafio para a nossa cadeia de valor é a concepção de novos produtos com desempenho excelente em todas as dimensões sensoriais. A questão sensorial está na essência de Danisco PlanitTM. Com nosso amplo por tfólio, experiência em aplicação, capacidade sensorial, dados de mer- cado e conhecimento técnico, podemos entregar à indústria um pacote exclusivo e completo para que novos produtos sejam desenvolvidos, permitindo ao consumidor encontrar variedade, saudabilidade e experiência no campo dos alimentos plant-based. FIB - O que a marca Danisco PlanitTM representa para a DuPont N&B e para o mercado alimentício? Zacarias Karacristo - Para a DuPont N&B, representa a inte- gração de produtos e insights obtidos ao longo de décadas de trabalho no universo dos alimentos, mas com um impor tante olhar para o futuro. Para o mercado, queremos que Danisco PlanitTM se consolide como referência em plant-based, pois somos o único parceiro que pode oferecer o serviço de ponta a ponta ao fabricante de alimentos e bebidas. FIB - A DuPont N&B vem aplicando a ciência para oferecer ao mercado produtos de qualidade e inovadores, como a nova linha Danisco PlanitTM. Quais os projetos para o futuro? O que a DuPont N&B ainda pode oferecer ao mercado de alimentos e bebidas em termos de inovação? Zacarias Karacristo - Peço licença para uma breve digressão. No passado, as indústrias ditavam as tendências em alimentos e bebidas. Hoje, os consumidores têm voz ativa e influenciam o mercado. O cenário nunca foi tão desafiador, com interesses por novos ingredientes, fórmulas e formatos surgindo a cada dia. Uma opor tunidade que obser vamos, e que motivou o lançamento de Danisco PlanitTM, é de as indústrias se anteciparem às ondas. Em vez de correr para atender demandas identificadas, elas podem voltar a ser criadoras de tendências. Nesse sentido, o trabalho da DuPont N&B e do setor de ingredientes é incessante. As ino- vações nessa área não podem parar. E temos muito a oferecer. revista-fi.com.br FOOD INGREDIENTS BRASIL No 51 - 2020 21 


































































































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