Page 25 - Guia de Fornecedores 2020 - Ed. 49
P. 25

 em conjunto com clientes, parceiros, fornecedores e partes interessadas para impulsionar a sustentabilidade. Como indústria, estabelecemos um Código de Conduta e estamos com- prometidos em gerar e aumentar a compra de produtos sustentáveis, enquanto contribuímos continuamen- te para nossa visão de sustentabilida- de por meio de programas e projetos dedicados. Finalmente, qualidade e confiança são outros dois valores de extrema importância para nós. A própria cul- tura alemã é muito baseada nesses dois temas e por sermos uma empre- sa familiar, esses valores permeiam todas as nossas ações, inclusive quando desenvolvemos produtos. FiB - O setor de ingredientes alimentícios é muito dinâmico. Como a Döhler mantém o seu portfolio atualizado? Erlon Pereira - Sem dúvida, o setor de ingredientes é muito dinâmico e nos últimos anos essa dinâmica só vem crescendo, parte como reflexo de demandas novas de consumidores e parte como consequência de avanços tecnológicos. Na Döhler, segmentamos nosso portfólio de ingredientes em diferentes unidades de negócios. Essas unidades de negócio são as responsáveis pela gestão dos diferentes portfólios e in- gredientes que fornecemos. Ou seja, a gestão do ciclo de vida desses port- fólios é atribuída a essa área. Com isso, a unidade de negócios, juntamente com os times especializa- dos de R&D, são os dois principais drivers do processo de inovação dentro da Döhler. Esse processo é chamado de ITM (Idea to Market), o qual é conduzido baseado no princípio de funil de inovação. Além do drive das unidades de negócio e R&D, temos as áreas de Tecnologia, que se dedicam constan- temente a desenvolver novos equipa- mentos, tecnologias e processos produtivos e, também, são um vetor de inovação no nosso portfólio. Além disso, a nossa presença em mais de 65 startups - conforme comentado - e nossa proximidade tanto desses ágeis players de mercado, quanto a proximidade que temos com o meio acadêmico, somam, e muito, em nos- sa estratégia de inovação. FiB - Hoje, o mercado alimentício está focado em produtos clean label. Como a Döhler se posiciona nesse mercado? Erlon Pereira - A questão do clean label pode até ser algo novo ou recen- te para muitas empresas no setor de ingredientes. Porém, para nós, isso não é nada novo, pois nossa proposta de valor sempre esteve baseada em ingredientes naturais obtidos através de processos de separação ou bio- tecnologia. A abordagem clean label é presen- te em todas as nossas unidades de negócio e se reflete em uma gama de produtos, como sucos, óleos es- senciais, essências, infusões, desti- lados, alimentos com propriedade de coloração e diversos outros exemplos que temos em nosso portfólio. Dessa forma, a Döhler se posiciona como um fornecedor chave no mercado clean label, oferecendo um amplo portfólio que se aplica à experiências multis- sensoriais. FiB - Qual o balanço da Döhler para o ano de 2019? Quais as expectativas e projetos para o ano de 2020? Erlon Pereira - O ano de 2019 foi bastante intenso e desafiador, já que alguns mercados específicos observa- ram uma volatilidade bem acima do normal, como o mercado de laranja, por exemplo. Porém, fechamos mais um ano com expressivo crescimento de vendas, mantivemos nossos inves- timentos mais relevantes no Brasil e seguimos com agenda forte de inves- timento em 2020. Além disso, foi um ano onde introduzimos vários novos produtos e tecnologias em nossas fábricas do Brasil. Para 2020, observamos um ano onde muitos dos nossos clientes apontam para um ano de recupera- ção e retomada de crescimento e já notamos isso baseado no nível de atividade logo no início do ano. Temos uma agenda forte de inovações e de iniciativas focadas em soluções à base de plantas, além de conti- nuarmos focados em expandir nosso portfólio de ingredientes, bem como nossos canais para o mercado. Esperamos muitos desafios e projetos para trabalharmos nesse ano que acaba de começar!  “Somos uma empresa focada em soluções e não somente em ingredientes individuais, pois os desafios que nossos clientes têm em termos de agilidade e inovação, demandam um parceiro que possa reunir todas essas capacidades e ingredientes”. 


































































































   23   24   25   26   27