Page 24 - Guia de Fornecedores 2020 - Ed. 49
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 Entrevista Sob a ótica de mercado consu- midor, o Brasil, e em um contexto mais amplo a América do Sul, são mercados que têm mais de 400 milhões de consumidores, que se movem rápido na busca de uma alimentação mais saudável, natural e sustentável. Dessa forma, sem dúvida, o Brasil e a América do Sul são apostas que o Grupo continuará fazendo. FiB - A Döhler utiliza tecnologia de última geração para desenvolver e criar um amplo portfólio de ingredientes e soluções integradas. Qual o segredo para o desenvolvimento de produtos inovadores e de sucesso? Erlon Pereira - Além dos dife- renciais relacionados a produto já mencionados, nossa abordagem com relação a inovação também é um grande diferencial, já que não nos contentamos em apenas tentar prever o futuro usando ferramen- tas tradicionais, como estatísticas quantitativas de mercado, bem como de novos produtos e lançamentos. Acreditamos que essas ferramentas até ajudam, porém, tentar anteci- par tendências baseando nossos insights nessas ferramentas seria mais ou menos como tentar prever o futuro usando um espelho retrovisor, que só mostra o que já aconteceu. Dessa forma, um dos nossos “segredos” para nos mantermos a frente em termos de inovação, é uma das nossas unidades de negócios: a Döhler Ventures, que tem o objetivo de desenvolver nosso ecossistema de startups e joint ventures. Atual- mente, estamos em mais de 65 startups nas áreas de nutrição, digitalização, ingredientes naturais, e-commerce e biotecnologia. Dessa forma, estamos conectados 24x7 com clientes e consumidores finais e com acesso em tempo real ao que está acontecendo e o que os consu- midores estão buscando. Sem falar “Fomentamos uma cultura de inovação, que está sempre pronta a pensar em formas diferentes para gerar valor para nossos clientes, nossos consumidores e nossos colaboradores”.   20 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 49 - 2020 revista-fi.com.br que estarmos conectados com essas pessoas que nos ensinam muito e, constantemente, desafiam nosso modo de pensar e agir. Fomentamos uma cultura de inovação, que está sempre pronta a pensar em formas diferentes para gerar valor para nos- sos clientes, nossos consumidores e nossos colaboradores. Outro aspecto bem particular da Döhler é a nossa paixão por tecnolo- gias e em como combinar a melhor localização geográfica (que nos dá o acesso a diferentes matérias-primas) com as mais modernas tecnologias de processamento. A partir dessa combinação de matérias-primas e tecnologias “nos lugares corretos”, derivamos todo tipo de ingrediente e com diversas funcionalidades, como cor, sabor, textura etc. Finalmente, o espírito empreende- dor é outra característica fundamen- tal para inovarmos e termos sucesso. Quem não está pronto para testar coisas novas e eventualmente errar, não está pronto para inovar. Um excelente exemplo são todas as feiras internacionais nas quais participamos. Para nós, essas feiras são uma excelente oportunidade para ‘prototiparmos’ novas aplicações, tes- tarmos de maneira ágil a viabilidade de novos conceitos e, obviamente, aprendermos sobre o que funciona e o que deve ser melhorado. Ou seja, esse elemento experimental é para nós essencial no caminho da inovação. FiB - O que o slogan “WE BRING IDEAS TO LIFE” significa para a Döhler? Erlon Pereira - We Bring Ideas to Life significa exatamente nossa atitude de inovar e de trazer para o mercado novas ideias, ingredientes, conceitos e formas de fazer negócio. Significa que todos os nossos inves- timentos e ativos, nossas pessoas e seus conhecimentos, nossos in- gredientes, só realmente passam a “fazer sentido” quando conseguimos materializar novas ideias e trazê-las da prancheta de projeto para a vida real! FiB - Inovação, confiança, qualidade e sustentabilidade são valores que caracterizam a Döhler. Como esses valores são aplicados no desenvolvimento dos seus produtos? Erlon Pereira - Inovação está no centro da nossa proposta de valor e pode ser resumida em nosso slogan “We bring ideas to life”. Não acredita- mos que algo é uma inovação até que isso seja algo concreto no mercado e que tenha relevância para nossos clientes e parceiros. Sustentabilidade é outro aspecto que não pode ser tratado como uma área isolada da empresa, pois nosso negócio é totalmente baseado no processamento de matérias-primas naturais, como frutas, vegetais, botânicos, grãos etc. Trabalhamos 


































































































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