Page 16 - Guia de Fornecedores 2020 - Ed. 49
P. 16

 NEWS & TRENDS   POLEN LANÇA SOLUÇÃO INOVADORA PARA LOGÍSTICA REVERSA A implementação da logística reversa pós-consumo, obrigação legal para todas as empresas fabricantes de produtos embalados, está se tornando um tema cada vez mais relevante. Em 2015, o Acordo Setorial de Embalagens estabe- leceu a meta mínima de reinserir o volu- me equivalente a 22% das embalagens colocadas no mercado em novos ciclos produtivos. Pouco tempo depois, buscan- do assegurar isonomia no cumprimento da lei, o Decreto no 9.177/2017 tornou a meta obrigatória, mesmo para empresas não signatárias do Acordo. Percebendo a dificuldade que algumas empresas enfrentam em instalar sistemas próprios de logística reversa, a Polen - empresa de soluções tecnológicas para sustentabili- dade - desenvolveu uma solução prática e inovadora: uma plataforma online para certificação de logística reversa das em- balagens através da aquisição de Créditos de Logística Reversa. Empresas como cooperativas de catadores de recicláveis e gestoras de resíduos, responsáveis por coletar e triar embalagens pós-consumo, vendem estes materiais para as indús- trias recicladoras. A Nota Fiscal referente à esta transação comercial dá origem aos chamados Créditos de Logística Reversa ao serem enviadas ao sistema da Polen. A aquisição destes Créditos, também feita através da plataforma online, pelas empresas fabricantes de produtos embalados funciona como comprovação legal da mitigação do impacto de suas embalagens. O processo é similar ao que acontece com os créditos de carbono. A grande inovação vem na utilização prática da Blockchain para garantir segurança e transparência de todo o processo de certificação. O processo é feito em três passos simples: primeiro sua empresa se cadastra na plataforma. Em seguida, você informa a quantidade de embala- gens que a indústria coloca no mercado anualmente. Finalmente, você escolhe a porcentagem do volume que deseja compensar. A partir desse momento o sistema alocará os Crédi- tos de Logística Reversa de cooperativas homologadas em sua conta. Devido ao uso da tecnologia, esse processo de aquisição é praticamente impossível de ser fraudado. O sistema se apresentou como uma opção mais segura e acessível financeiramente para empresas que precisam cumprir esta lei, além de apoiar financeiramente as cooperativas e contribuir com a melhor condição de vida dos catadores. Junto aos créditos, a Polen fornece uma página onli- ne com um relatório de sustentabilidade personalizado, um selo de certificação e QR Code - que leva para o relatório - para serem aplicados nos produtos e materiais de comunicação das marcas certificadas. brpolen.com.br/creditos-de-logistica-reversa GRUPO 3CORAÇÕES ADQUIRE A OPERAÇÃO DE CAFÉ TORRADO E MOÍDO DA MITSUI ALIMENTOS O Grupo 3corações, maior empresa no segmento de café no Brasil e joint venture entre a Holding São Miguel e a israelense Strauss, anunciou a aquisição da divisão de café torrado e moído da Mitsui Alimen- tos, a subsidiária da Mitsui & Co., Ltd. no Japão e a Mitsui & Co. (Brasil) S.A., que detém as marcas Café Brasileiro, .br Gold (especial), 3 Fazendas, Premiado, Café Superior e Bandeira, além da linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee, duas fábricas de café torrado e moído, em Araçariguama, SP, e Cuiabá, Mato Grosso, e um centro de distribuição em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A compra, que totaliza o valor de R$ 210 milhões, faz parte do plano de expansão da companhia no Brasil, com foco agora no Centro-Oeste do país, fortalecendo sua liderança na região. Com a nova aquisição, o Grupo 3corações também reforça sua liderança nacional. O negócio de expor- tação de café verde da Mitsui Alimentos permanece sob o guarda-chuva da Mitsui & Co., Ltd. A Mitsui Alimentos está entre uma das maiores torrefadoras de café no Brasil, cujas marcas detêm uma participa- ção de 3,8% no mercado, sendo a quinta maior empresa de café do país. De acordo com o Grupo 3corações, essa é a maior aquisição já realizada e é um importante passo para a consolidação da sua posição no segmento de café torrado e moído, prin- cipalmente na região Centro-Oeste e no Estado de São Paulo. 3coracoes.com.br PIF PAF ALIMENTOS COMPRA A FRICASA A Pif Paf Alimentos anunciou a com- pra da integralidade da empresa Fricasa Alimentos, localizada na cidade de Ca- noinhas, em Santa Catarina. A aquisição, que está alinhada ao plano estratégico da empresa mineira, possibilitará a am- pliação da sua capacidade total de pro- cessamento de suínos em mais de 70%, com a previsão de um incremento de, aproximadamente, 15% no faturamento do Grupo, além de reforçar o atendimento a novos mercados no Brasil e no exterior. A Fricasa Alimentos é reconhecida como “especialista em carne suína” e oferece 114 produtos em várias linhas, tais como apresuntados, cortes congelados, defumados, linguiças, mortadelas, bacon, salgados, temperados e salames. Possui muitas semelhanças com o modelo de negócio adotado pela Pif Paf e, ao mesmo tempo, é complementar, o que indica oportunidades de sinergia entre as duas. O negócio acelera o desenvolvimento dos projetos da Pif Paf e reforça sua posição entre as maiores indústrias de alimentos resfriados e congelados do país. Segundo a empresa, esse investimento reflete uma transformação muito significativa que está em curso na Pif Paf, por meio da execução disciplinada do seu plano estratégico, com foco no crescimento sustentável de longo prazo, o que resul- tará em uma empresa com posiciona- mento competitivo ainda mais robusto e diversificado, em condições de oferecer um portfólio de produtos e marcas ainda mais completo e de alto valor agregado. A aquisição também possibilita a expansão para novos mercados no Brasil e no exte- rior, a partir de uma excelente plataforma industrial, localizada em um dos Estados mais importantes na produção de suínos do país. pifpaf.com.br  16 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 49 - 2020 revista-fi.com.br 


































































































   14   15   16   17   18