Page 11 - Food Ingredients Brasil - Edição 53
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NEWS & TRENDS   ABIA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS CRESCE 12,8% EM 2020 A indústria brasileira de alimentos e bebidas registrou crescimento de 12,8% em faturamento no ano de 2020, em relação a 2019, atingindo R$ 789,2 bilhões, somadas exporta- ções e vendas para o mercado interno. Esse resultado representa 10,5% do PIB nacional, segundo pesquisa conjuntural da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). Em 2019, o setor registrou R$ 699,9 bilhões. Descontada a inflação do período, a indústria de alimentos obteve aumento de 3,3% nas vendas reais no ano passado. Na pro- dução física, o setor cresceu 1,8% em relação a 2019. Esse resultado se deveu ao aumento das vendas para o varejo, de 16,2% em 2020, e das vendas para o mercado externo, de 11,4%. As catego- rias que mais se destacaram em vendas reais foram açúcares, com aumento de 58,6%; óleos vegetais, 21,2%; e carnes, 13%. Em vendas reais, as categorias com as maiores quedas foram bebidas, 8,3%; e derivados de trigo, com 1,9%. As vendas do mercado interno - varejo e food service - apresentaram ligeira queda de 0,85% nas vendas reais. O food service, impactado diretamente pela pandemia, recuou 24,3% em 2020, enquanto o mercado varejista cresceu 16,2%. Os investimentos das indústrias de alimentos, incluindo fusões e aquisi- ções, expansão de plantas fabris, inves- timento em P&D, aquisição de máquinas e equipamentos, alcançaram R$ 21,2 bilhões em 2020, o que correspondeu a 2,7% do faturamento total do setor, de R$ 789,2 bilhões. Houve queda de 4,8% nos investimentos em relação ao ano de 2019. A indústria de alimentos e bebi- das expandiu em 11,4% as expor tações em 2020, em comparação com o ano anterior, totalizando US$ 38,2 bilhões, contra US$ 34,2 bilhões em 2019, o que representa uma par ticipação de 25% nas vendas totais do setor em 2020. Em 2019, essa representatividade ficou em 19,2%. Para 2021, a estimativa da indús- tria de alimentos é de crescimento acima de 3% das vendas reais. abia.org.br ANVISA DISPONIBILIZA CONSULTA DE NOVOS INGREDIENTES E ALIMENTOS A ANVISA disponibilizou uma nova ferramenta que permite a consulta de novos ingredientes e novos alimentos aprovados, incluindo enzimas e probióti- cos. Desenvolvida em formato de painel, a plataforma possibilita a pesquisa a partir do nome do ingrediente ou da finalidade de uso. Além disso, o usuário pode navegar pelas categorias Açúcares; Aminoácidos; Carboidratos; Copolímeros; Enzimas; Especiarias; Fibras alimentares; Lipídeos; Minerais; Oligossacarídeos; Outros nutrientes; Probióticos; Proteínas; Substâncias bioativas; e Vitaminas. A ferramenta apresenta informações como a finalidade e as condições de uso do ingrediente, bem como as categorias de alimentos para as quais o uso do ingre- diente está permitido, as doses mínimas e máximas estabelecidas e as referências de especificações publicadas em com- pêndios. A plataforma contém ainda a identificação das empresas requerentes e fabricantes dos ingredientes. Na seção inferior do painel, o usuário encontra links para acesso direto aos painéis Constituin- tes autorizados para uso em suplemen- tos alimentares; e Enzimas aprovadas para uso em alimentos (coadjuvantes de tecnologia). Os constituintes autorizados para suplementos alimentares também estão incluídos na ferramenta de consulta de novos ingredientes e novos alimentos. No entanto, os limites de dosagem es- tabelecidos para suplementos por faixa etária devem ser consultados no painel específico de constituintes autorizados para uso em suplementos alimentares. gov.br/anvisa/pt-br CARGILL POMAROLA CHEF LANÇA SABOR AZEITONA Pomarola, marca de molhos de tomate da Cargill, amplia a oferta de sabores da linha premium Pomarola Chef com a opção Azeitona. Feito com ingredientes genuinamente italianos, agora, além do frescor dos tomates, o molho conta também com a suculência das azeitonas, levando versatilidade e sabor para todos os momentos, desde   revista-fi.com.br FOOD INGREDIENTS BRASIL No 53 - 2021 11 os pratos do cotidiano até aos desafios gastronômicos dos consumidores. Na Cargill, a equipe responsável por Poma- rola está em constante contato com os clientes e acompanha as tendências de mercado para entregar o que há de melhor e facilitar o dia a dia. Em recentes pesquisas de mercado, foi possível iden- tificar um aumento de 16% no consumo de molhos de tomate em embalagens de vidro, como a linha Pomarola Chef, e um crescimento de 13% na busca pela linha de saborizados, no último ano, o que influenciou a decisão desse lança- mento. Pomarola Chef sabor Azeitona complementa o portfólio da linha, que já possui três sabores: Tradicional, Manjeri- cão, e Alho e Cebola. Todos os produtos são comercializados em embalagens de vidro de 420g, que podem ser reutiliza- das após o consumo ou enviadas para a reciclagem. cargill.com.br 


































































































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