Guia 2021

Quem é PLANT está aqui!
plantbasedbr.com

Vem conferir!

MENU
MÍDIA KIT 2022
Download
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Rousselot anuncia os últimos resultados de estudo publicado sobre os efeitos do Peptan® na remodelação óssea

A Rousselot, uma marca global da Darling Ingredient e líder mundial na fabricação de peptídeos de colágeno e gelatina, revelou os resultados de um estudo que investiga os efeitos dos peptídeos de colágeno Peptan no metabolismo ósseo.

Um novo estudo liderado pela Rousselot e INRA apresentam evidências científicas de que os peptídeos de colágeno Peptan® melhoram a saúde geral dos ossos, visando simultaneamente a formação e a reabsorção óssea.

A Rousselot, uma marca global da Darling Ingredients e líder mundial na fabricação de peptídeos de colágeno e gelatina, revelou os resultados de um estudo que investiga os efeitos dos peptídeos de colágeno Peptan no metabolismo ósseo. [1] Usando uma abordagem pioneira de triagem clínica desenvolvida pelo Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agronômica (INRA) como parte da colaboração, o estudo investigou os mecanismos celulares por trás dos benefícios gerais dos peptídeos de colágeno na saúde óssea. Publicado na revista Nutrients, os resultados indicaram que os peptídeos de colágeno Peptan têm como alvo direto as células remodeladoras de ossos e modulam sua função,

fornecendo evidências adicionais de que os benefícios dos peptídeos bioativos de colágeno vão além da simples suplementação de proteína e são uma intervenção nutricional eficaz para apoiar a saúde óssea.

Background

O osso é um tecido altamente dinâmico com uma rotatividade contínua da matriz - um balanço de processos altamente regulado e bem ajustado que quebra e reconstrói a matriz. O colágeno é um componente crucial do osso, pois representa 80% da massa total de proteínas no esqueleto e é uma parte essencial da estrutura de proteínas do osso que fornece a base para a deposição mineral. Formando fibras longas, o colágeno fornece aos ossos força e flexibilidade para resistir a fraturas.

Pesquisas pré-clínicas publicadas anteriormente pela Rousselot mostraram que a suplementação com peptídeos de colágeno Peptan ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes em um modelo de camundongo com perda óssea induzida pela menopausa. Os animais suplementados com Peptan mostraram uma densidade mineral óssea melhorada e uma força óssea melhorada [2], [3].

Resultados

Combinando abordagens in vivo, ex vivo e clínicas, Rousselot e INRA exploraram os mecanismos celulares pelos quais os peptídeos de colágeno bioativos exercem seus efeitos benéficos no esqueleto. Para esse fim, foi projetado um modelo ex vivo que leva em consideração especificamente as modificações que os peptídeos de colágeno sofrem quando tomados por via oral e passando pelo sistema digestivo. Após a ingestão de peptídeos de colágeno ou caseína hidrolisada como controle, o soro foi coletado de camundongos 1 hora após a ingestão, e o tempo em que a concentração de metabólitos bioativos foi previamente registrada no pico. As amostras foram então testadas em ensaios de cultura de células primárias relacionadas ao osso quanto a efeitos na atividade de osteoblastos e osteoclastos, isto é, as células responsáveis pela nova formação óssea e degradação óssea, respectivamente. Os resultados revelaram que o soro de camundongo enriquecido com metabólitos peptídicos de colágeno teve um impacto estimulatório direto na atividade e nos processos de osteoblastos envolvidos na formação da massa óssea. Além disso, o soro de Peptan inibiu a diferenciação dos osteoclastos, o que significa que eles não poderiam se transformar em células maduras e totalmente funcionais que quebram a massa óssea. Esses efeitos não foram observados no grupo controle.

Para avaliar a relevância desses achados para humanos, o desenho do estudo foi adaptado para repetição em voluntários humanos. Dez voluntários saudáveis jejuaram por 12 horas e depois tomaram 25 g de peptídeos de colágeno Peptan ou caseína hidrolisada dissolvida em água. No momento da absorção máxima (1 hora após a ingestão), o sangue foi coletado para produzir soro enriquecido com metabólitos e os ensaios de bioatividade foram realizados em modelos de células humanas de acordo com a metodologia desenvolvida pelo INRA. As observações estavam totalmente de acordo com os resultados dos ensaios com células de camundongo, confirmando que o soro enriquecido com colágeno melhora a atividade dos osteoblastos, apoiando a formação óssea e diminuindo a osteoclastogênese, responsável pela degradação das células ósseas.

Os peptídeos de colágeno Peptan de diferentes matérias-primas (bovinos, suínos, peixes) apresentaram efeitos comparáveis.

Yohann Wittrant, pesquisador sênior do INRA e principal pesquisador do estudo, diz: “Em resposta à crescente demanda por ferramentas inovadoras de alta relevância fisiológica que possam avaliar a eficácia de intervenções nutricionais sem as limitações comuns, Fabien Wauquier, primeiro autor do estudo artigo, e eu, projetamos essa nova abordagem. Considerando o metabolismo em todo o corpo, em particular as modificações sofridas pelos peptídeos de colágeno ao passar pelo sistema de digestão e absorção do corpo, este estudo pioneiro forneceu novas ideias sobre o modo de ação dos peptídeos de colágeno, demonstrando que eles podem impactar diretamente a atividade das células ósseas.”

Lisette Van Lith, diretora global Peptan, comenta: “Pesquisas anteriores já haviam mostrado os benefícios do Peptan na saúde óssea, mas a compreensão dos mecanismos celulares que são responsáveis por esses benefícios tem um grande valor científico para o corpo de evidências de peptídeos de colágeno bioativo. Os resultados deste estudo recente demonstram claramente a suplementação de duplo impacto na melhora da formação óssea e na redução da quebra óssea, promovendo assim a saúde geral dos ossos. Temos muito orgulho em contribuir para um portfólio cada vez maior de suporte científico que pode ser usado por nossos clientes para educar os consumidores sobre os benefícios dos peptídeos de colágeno.”

Tais descobertas, apoiadas nos níveis pré-clínico e clínico, são particularmente significativas à medida que a incidência de osteoporose aumenta globalmente [4], e os fabricantes agora procuram desenvolver novos produtos seguros para promover a saúde óssea e servir como uma solução nutricional preventiva, mantendo a população mais saudável por mais tempo.

A pesquisa apoia o portfólio científico existente da Rousselot de peptídeos de colágeno Peptan®. Para saber mais, visite a página: https://www.peptan.com/science/.


Referências

[1] Wauquier F. et al., 'O soro humano enriquecido após a absorção de colágeno hidrolisado modula a atividade das células ósseas: do leito ao banco e vice-versa', Nutrients, 2019, vol. 11, n. 6, pág. 1249

[2] Guillerminet, F. et al., 2010, colágeno hidrolisado melhora o metabolismo ósseo e os parâmetros biomecânicos em camundongos ovariectomizados: um estudo in vitro e in vivo. Bone, 46: 827-834

[3] Guillerminet, F. et al., 2012, o colágeno hidrolisado melhora o status ósseo e evita a perda óssea em camundongos C3H / HeN ovariectomizados. Osteoporose Internacional, 23 (7): 1909-1919

[4] https://www.who.int/nutrition/topics/5_population_nutrient/en/index25.html






Galeria de Imagens:







Notícias relacionados



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

001