Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

FIBRA ALIMENTAR - IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE E APLICAÇÕES NO MERCADO DE ALIMENTOS

O que são fibras alimentares?

A ANVISA define na RDC 360/2003 que fibra alimentar “é qualquer material comestível que não seja hidrolisado pelas enzimas endógenas do trato digestivo humano”.

Os carboidratos complexos que não são digeridos, mas são excretados do corpo, são chamados de fibra alimentar. A fibra é necessariamente de origem vegetal e extraída da parede celular das plantas.

Existem dois tipos de fibras: solúvel e insolúvel. A solúvel dissolve-se na água ou em outros líquidos, enquanto a insolúvel não se dissolve. Ambos os tipos são importantes para a saúde de diferentes maneiras.

A fibra solúvel inclui gomas, mucilagens, pectina e algumas hemiceluloses. Estas fibras são encontradas em todos os tipos de grãos, como lentilhas, ervilhas e feijão, bem como aveia, cevada e algumas frutas e legumes, como maçãs, laranjas e cenouras. Outra fonte de fibras solúveis é a semente de psyllium (planta chamada Plantago Ovata).

A celulose, a lignina e o outras hemiceluloses são fibras insolúveis que proporcionam estrutura às plantas. Grãos integrais, como trigo e milho, e outros vegetais, como couve-flor e batata, são boas fontes de fibra insolúvel. As cascas de frutas e legumes também são fontes de fibras insolúveis, assim como o farelo de trigo, o bambu e, até mesmo, a beterraba.

Importância do consumo de fibras alimentares

A fibra tem benefícios importantes para a saúde, especialmente devido ao seu efeito sobre o sistema digestivo. O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI) sugere que alimentos ricos em fibras podem ser protetores contra alguns tipos de cânceres, particularmente o câncer de cólon, que é um dos tipos que mais mata no mundo, segundo o próprio instituto. Estudos em países asiáticos mostram ainda que as taxas de cancro do cólon são muito baixas e uma das explicações é a adoção de hábitos mais saudáveis nas refeições e no estilo de vida da população.

A fibra insolúvel, também conhecida como "grosseira", ajuda na digestão através da captura de água no cólon. A água que se prende a essas fibras mantém as fezes moles e volumosas. Isso promove a regularidade e previne a constipação. Dietas ricas em fibras insolúveis também ajudam a prevenir dois tipos de doenças intestinais: diverticulite e hemorroidas.

A fibra solúvel também é benéfica na dieta. Para pessoas com diabetes, comer alimentos que contenham fibras solúveis pode ajudar a controlar ou diminuir o nível de açúcar no sangue e a diminuir as necessidades de insulina. Estudos mostram que incluir uma ou duas porções de feijão, aveia, psyllium ou outras fontes de fibra solúvel ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue.

A fibra solúvel também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL) no sangue. A redução ocorre devido a ligação da fibra aos ácidos biliares, que são feitos de colesterol, no trato gastrointestinal, e os leva para fora do corpo como resíduos.

Uma dieta rica em fibras também pode desempenhar um papel importante no controle de peso, pois as fibras geralmente possuem baixos níveis de calorias, demoram mais para serem mastigadas e proporcionam uma sensação de saciedade.

Além da prevenção de doenças gastrointestinais, do controle do LDL e da redução de peso, alimentos ricos em fibras têm consideráveis quantidades de vitaminas e de minerais.

Por todos esses benefícios, organizações mundo afora como o NCI e a Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam o consumo mínimo entre 25 e 30 gramas de fibras por dia.

Aplicação no mercado de alimentos

A Nutrassim Food Ingredients possui os dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis para as mais diversas aplicações no mercado de alimentos.

As fibras solúveis são representadas pela linha CREASPLEND, com até 80% de conteúdo solúvel e alta capacidade de retenção de líquidos. CREASPLEND representa um grupo de produtos derivados em sua maior parte da Plantago Ovata (psyllium). São largamente aplicadas em sobremesas, molhos e bolos doces.

As fibras insolúveis são representadas pela linha NUTRACEL, que se divide em produtos derivados de trigo, bambu ou celulose (Pinus taeda e Pinus elliotti). A linha NUTRACEL possui mais de 99% de fibra alimentar e é aplicada em massas, extrusados, panificação, biscoitos, entre outros.

Já a Linha NUTRACEL E representa a fibra de ervilha, composta por partes solúveis e insolúveis.

Aplicação e benefício

MASSAS

  • Diminui tempo de cozimento durante a produção.
  • Controle de umidade pela retenção de líquidos.
  • Diminui as quebras no processo produtivo.
  • PANIFICAÇÃO

  • Aumenta o rendimento da massa.
  • Melhora a textura.
  • Evita sinérese.
  • Auxilia no aumento do shelf life.
  • DOCES

  • Fibra insolúvel: reforça a estrutura e diminui o conteúdo de calorias.
  • Fibra solúvel: melhora a viscosidade/cremosidade.
  • EXTRUSADOS

  • Diminui as quebras no processo produtivo.
  • Melhora a textura e a crocância.
  • Facilita o fluxo produtivo.
  • Além desses benefícios, os produtos CREASPLEND e NUTRACEL proporcionam ganhos nutricionais e, por isso, são amplamente utilizadas em produtos sem glúten, pães integrais, hambúrgueres veganos e produtos naturais.

    Na Europa e Estados Unidos existem registros e estudos sobre a utilização de fibras insolúveis em produtos cárneos, obtendo benefícios como a diminuição do tempo de maturação (salame), aumento do rendimento através da captação de líquidos (hambúrguer) e melhor fatiabilidade (presunto).

    Produtos lácteos, como iogurtes e queijos, podem ter um reforço em sua estrutura e auxílio na estabilidade com fibras insolúveis ou uma melhoria na sua cremosidade com fibras solúveis. Bebidas lácteas, por sua vez, são beneficiadas com o enriquecimento nutricional através da aplicação das fibras.

    A Nutrassim

    Situada na cidade de Extrema, Estado de Minas Gerais, desde 2007, a empresa atende clientes de todo o país com ingredientes saudáveis que auxiliam o produtor de alimentos e o consumidor final.

    A planta da empresa está estrategicamente no Sul de Minas para atender rapidamente seus clientes no Estado de São Paulo e distribuir com mais agilidade os produtos para todo o Brasil.

    Todos os produtos da NUTRASSIM podem ser fracionados em quantidades ideais para o processo produtivo dos seus clientes.

    Nutrassim Indústria e Comércio Importação e Exportação Ltda.

    nutrassim.com




    Downloads:



     

    Telefone:

    +55 11 5524-6931

    Celular:

    +55 11 99998-0506

    Newsletter:

    Fique conectado:

    © EDITORA INSUMOS LTDA.

    Av. Sargento Geraldo Santana,
    567 – 1º andar
    CEP 04674-225
    São Paulo, SP - Brasil

    001