Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

Soluções naturais para dar cor

”Comemos com os olhos” não é apenas um ditado. 75% da primeira avaliação visual de um produto é baseada somente na cor.

Consumidores estão cada vez mais críticos no momento da compra de alimentos e bebidas. Preocupações com os efeitos negativos de certos ingredientes os levam a avaliar de perto o que colocam no prato. De fato, certos ingredientes afetam a decisão de compra de muitos consumidores. Uma recente pesquisa do instituto TNS, coordenada pela GNT demonstra que um grande número de pessoas ao redor do mundo percebe aditivos com preocupação. No topo da “lista negra” estão os conservantes e os corantes artificiais. Incríveis 60% de todos os consumidores globais evitam estes aditivos quando escolhem alimentos e bebidas. Os consumidores querem saber a origem dos ingredientes e aditivos, e entender o que está nos produtos que ingerem. Esperam que cores naturais venham de fato de frutas e vegetais comestíveis, e sejam 100% produzidas de forma natural.

O que fortalece este comportamento são relatórios e informações negativas a respeito de substâncias produzidas artificialmente, muitas destas informações reproduzidas pela mídia. Na Europa houve o caso do “estudo de Southampton”, que relacionou seis tipos de corantes artificiais como potenciais causadores de hiperatividade em crianças. Em paralelo, as leis e diretrizes Europeias sobre cores em alimentos se tornam cada vez mais restritivas. Tais eventos requerem alternativas para que alimentos e bebidas possam ser coloridos de forma natural.

Felizmente existe uma alternativa - EXBERRY® Alimentos que conferem cor

O Grupo GNT oferece uma solução de cor que vai ao encontro de todas as demandas dos consumidores, que procuram por alimentos naturais e saudáveis. O quadro abaixo demostra algumas diferenças entre tipos de ingredientes e aditivos, na Europa:

CORANTES ARTIFICIAIS

Processos químicos

Aditivos

CORANTES NATURAIS

Possível matéria prima natural

Nem toda matéria prima é comestível

Extração seletiva

Formulações químicas

ALIMENTOS QUE CONFEREM COR *

Matérias-primas comestíveis

Sem extração seletiva

Padronizados

Baseado nas EU guidance notes from the EU Commission

(* na Europa e EUA conhecidos como Coloring Foodstuffs)

O grupo GNT desenvolveu uma opção realmente natural que proporciona cores vibrantes e estáveis: EXBERRY®. De acordo com a GNT, a indústria de alimentos e bebidas, encontra à disposição toda a paleta de cores, para desenvolver produtos coloridos de forma natural.

Os concentrados que conferem cor são produzidos apenas a partir de frutas e vegetais comestíveis, que são processadas exclusivamente com o uso de métodos físicos e água. As frutas e vegetais são cortados, cozidos e prensados, as fibras separadas, e então concentrados e padronizados. Durante o processamento de EXBERRY® nenhum solvente orgânico ou produto químico é utilizado. Desta forma, os concentrados, cada vez mais intensos em cor ao longo do processo, podem ser consumidos puros em qualquer etapa de fabricação sem qualquer preocupação.

Soluções de cores de alta performance

Com mais de 35 anos de experiência com Alimentos que Conferem Cor, a empresa está familiarizada com os desafios que os produtores de alimentos e bebidas encontram para desenvolver produtos de alta qualidade. Sem aditivos e sem impacto na textura ou sabor, alimentos e bebidas podem ser coloridos com outros alimentos, de forma segura e natural. A linha de concentrados da GNT é comparável aos aditivos corantes artificiais e naturais no espectro de cor, brilho, estabilidade e vida de prateleira.

Graças à extensa gama de frutas, vegetais e plantas comestíveis, a GNT se consolidou como líder em inovação no campo de Alimentos que Conferem Cor nas últimas décadas. Além disso apresenta a maior gama de concentrados do mercado, com cerca de 400 tonalidades. As aplicações possíveis também são amplas: os concentrados podem ser aplicados em forneados, laticínios, confeitos, snacks, bebidas e muitos outros. Os concentrados são de fácil aplicação, com opções em pó e líquido.

Informação sobre ingredientes, cruciais para a decisão de compra pelo consumidor

Consumidores esperam maior transparência e clareza em termos de informação nos rótulos. De acordo com a pesquisa TNS, 64% dos consumidores procuram explicitamente por produtos com informações claras no painel principal do rótulo, e rotulagem de ingredientes e aditivos fácil de entender. Esta tendência crescente, conhecida como “rótulo limpo” impulsiona uma nova geração de produtos. Apesar do fato de que este termo não está definido de forma clara, as pessoas consideram que “rótulos limpos” ajudam a contribuir para que a opção de compra seja por produtos livres de aditivos e ingredientes percebidos como artificiais ou inseguros, através de uma listagem simples, com matérias-primas conhecidas (ou compreensíveis), com uma função clara. Ingredientes naturais e conhecidos, garantem uma sensação de segurança e influenciam positivamente na decisão de compra.

Apoio individual, soluções personalizadas.

Com os achados da pesquisa TNS e a experiência acumulada, produtores de alimentos podem contar com o suporte dos especialistas da GNT em todo o processo de desenvolvimento. Para chegar aos melhores resultados de cor e intensidade, é necessário conhecimento detalhado dos produtos. Os especialistas da GNT possuem extenso conhecimento de matérias-primas e aplicações, e colaboram desde a concepção até os testes industriais e rotulagem, para aproveitar ao máximo as oportunidades com rótulos limpos.

Cada vez mais os fabricantes melhoram seus produtos substituindo aditivos e ingredientes malvistos por consumidores por alternativas naturais e seguras. Na área de corantes este movimento leva aou aumento de demanda por colorir usando outros alimentos, e se espera que este se torne o padrão da indústria em alguns anos.

Mais informações podem ser obtidas em gnt-group.com




 

Telefone:

+55 11 5524-6931

Celular:

+55 11 99998-0506

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/RevistaFIB

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001