Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

ILSI Brasil disponibiliza videoaulas sobre alimentos processados

Evento de lançamento dos vídeos contou com a presença da Nutricionista americana Julie Jones e de Anthony Warner, autor do blog The Angry Chef


A Força-Tarefa Estilos de Vida Saudáveis do International Life Sciences Institute (ILSI) Brasil reuniu nomes de grande influência da nutrição e engenharia de alimentos para a produção de três videoaulas que vão mostrar as principais evidências científicas sobre o que de fato são alimentos processados. O objetivo dos vídeos é levar conhecimento científico sobre o tema a universidades, podendo ser utilizados como material de referência em aulas e palestras. As aulas foram lançadas durante o simpósio "Alimentos Processados: Fake Food ou Fake News", que teve palestras sobre diferentes aspectos do tema, ministrados por nomes como a Nutricionista americana Julie Jones, Anthony Warner, autor do blog The Angry Chef, e a Nutricionista e Coach de saúde e Bem-Estar, Lara Natacci. Os vídeos já estão disponíveis e podem ser conferidos no canal do ILSI Brasil no YouTube: http://bit.ly/305mhAe

O coordenador da Força-Tarefa, Pediatra e Nutrólogo Mauro Fisberg, ministra a primeira das videoaulas, com o tema "Food Free – Comer sem liberdade". Nela, o médico fala dos principais mitos da alimentação saudável e como as dietas de restrição podem afetar a vida da população. "O que devemos lembrar é que dietas quase sempre são situações absolutamente limitantes e geralmente estão ligadas a algum sentimento de culpa ou que pode reduzir sua capacidade de escolha", comentou Fisberg, ao lembrar que dietas de restrição podem ser arriscadas, uma vez que a alimentação saudável depende da ingestão de todos os grupos alimentares. Em casos de necessidades especiais, como Diabetes, a dieta de restrição tem impacto positivo, pois tem a intenção de cuidados necessários à saúde.

Fernanda Martins, Bióloga e Nutricionista, ministra a videoaula "Alimentos ultraprocessados – preocupação real ou medo infundado?", que retrata a definição deste tipo de alimento, que nem sempre é bem explicado pela mídia em notícias de saúde e nutrição. "Ser ou não ser industrializado não garante que um alimento seja saudável. Todos devem ser avaliados pelos órgãos responsáveis. O problema, de fato, está na generalização de um tipo de produto específico", comentou.

A terceira das videoaulas, ministrada pelo Engenheiro de Alimentos, Marcelo Cristianini, é voltada aos principais dilemas da alimentação moderna. Durante sua aula, Cristianini fala sobre as tendências e necessidades do consumidor atual e os principais fatores que influenciam sua alimentação.

As Forças-Tarefa são linhas de frente de pesquisa do ILSI Brasil, que desenvolvem e executam ações dentro de focos específicos. A Estilos de Vida Saudáveis entende que a ciência deve ser comunicada de forma efetiva, com informações de bases científicas sólidas, e que os profissionais da área são a principal fonte para essa disseminação, além de poderem contribuir para a criação de políticas públicas com foco no estímulo de hábitos saudáveis.

Sobre o ILSI Brasil

O International Life Sciences Institute (ILSI) é uma organização mundial sem fins lucrativos, formada majoritariamente por pesquisadores e acadêmicos de renomadas instituições, cuja missão é promover ciência que melhore a saúde e o bem-estar humanos e proteja o meio ambiente. No Brasil há 28 anos, o ILSI Brasil une esforços de cientistas nas áreas de Nutrição, Biotecnologia e Avaliação de Risco. É um fórum permanente de atualização, cujos valores são transparência, benefício público e integração, engajando a sociedade em questões científicas e assuntos de impacto para a saúde pública, promovendo diálogos abertos e de cooperação.




 

Telefone:

+55 11 5524-6931

Celular:

+55 11 99998-0506

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001