Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

Givaudan usa Inteligência Artificial para otimizar a formulação de alimentos e sabores

A Givaudan Taste & Wellbeing lançou suas Ferramentas Avançadas para Modelagem (ATOM), que usa inteligência artificial (IA) para otimizar a formulação de alimentos e sabores e facilitar a cocriação e colaboração com os clientes. Essas ferramentas pioneiras abrem novas portas para o desenvolvimento criativo e podem reduzir drasticamente o tempo de lançamento de novos produtos no mercado. “Nas últimas duas décadas, a Givaudan trabalhou no campo da tecnologia digital e, mais recentemente, em big data e Inteligência Artificial. Os avanços feitos em tecnologia e conhecimento estão ajudando a impulsionar o desenvolvimento de produtos direcionados com precisão, agregando valor para nossos clientes e consumidores”, disse Rahul Siva, pesquisador de sabor e bem-estar da Givaudan.

O ATOM ajuda com precisão, velocidade e otimização de fórmula, bem como em sabores personalizados. “Isso tornou o processo de criação de sabor menos baseado em tentativa e erro e mais sistemático, baseado em dados e inteligente”, comentou Siva, acrescentando que o ATOM será usado para otimizar as fórmulas de sabor para serem preferidas pelo consumidor e para tornar os alimentos mais saborosos e saudáveis ao mesmo tempo.

A Givaudan atua em todas as categorias de alimentos e bebidas, portanto, as oportunidades são vastas. “A tecnologia ATOM está sendo integrada em nosso ecossistema de ferramentas digitais: hoje, já é possível para a IA em ATOM falar com ferramentas digitais que nos permitem personalizar o sabor com base nas preferências individuais. Planejamos desenvolver esses recursos no futuro”, afirmou Siva.

ATOM é a mais recente adição a um ecossistema de ferramentas digitais e de IA que permite que as equipes da Givaudan em todas as regiões do mundo, otimizem o processo de criação de ponta a ponta, desde a concepção até o lançamento.

Com base em mais de duas décadas de pesquisa, ATOM usa Inteligência Artificial e técnicas de ciência de dados para minimizar a tentativa e erro no processo. As ferramentas identificam impulsionadores de sabor positivos e negativos e exploram sinergias de ingredientes para gerar novas opções e percepções alinhadas com as preferências do consumidor. Os resultados são exibidos em painéis gráficos ricos e interativos que permitem à Givaudan cocriar com os seus clientes, aumentando a criatividade e entregando novas experiências alimentares revolucionárias. “ATOM atinge o equilíbrio certo entre IA e intuição humana, complementando o trabalho de nossos especialistas em sabor e desenvolvedores”, acrescenta Fabio Campanile, chefe de ciência e tecnologia global para sabor e bem-estar da Givaudan.

Ferramentas como ATOM permitem que a Givaudan ajude os seus clientes a irem além das expectativas dos consumidores, usando insight, colaboração e inovação. “Implementar o que chamamos de ‘wide-eyed thinking’ nos permite usar esses insights para alavancar nossa curiosidade e conhecimento profundo dos ingredientes para acelerar o desenvolvimento de novos produtos e criar as experiências alimentares do futuro”, comenta Campanile.

Os primeiros projetos usando as ferramentas foram muito bem-sucedidos. O ATOM foi usado recentemente em um projeto para reduzir o sal em snacks de queijo. Para restringir a mistura perfeita de ingredientes, normalmente seriam necessários muitos testes e erros. Ainda assim, a equipe identificou rapidamente a receita ideal, entregando uma redução de 33% no sal, a partir de uma gama muito menor de opções previstas pelo ATOM.

Em testes cegos de sabor, a receita de sal reduzido teve pontuação tão alta quanto o snack integral com sal original, tornando-o “tão saboroso”, com 33% menos sal. O processo também se mostrou altamente bem-sucedido para projetos de redução de açúcar, substituição de vanilina e alternativas de carne.




 

Telefone:

+55 11 5524-6931

Celular:

+55 11 99998-0506

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001