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FiSA 2019 reúne ingredientes de todo o mundo e conteúdo que mostra as principais tendências de alimentação no Brasil

Um grande público compareceu ao Transamérica Expo Center para o segundo dia da Food ingredients South America (FiSA). Entre os destaques, como grandes e novas companhias estão moldando hábitos alimentares, expositores internacionais procurando mercado brasileiro e novos dados sobre a procura de suplementos no Brasil. A FiSA 2019 é realizada pela Informa Markets, e vai até quinta-feira (22). O evento é gratuito para profissionais da indústria de alimentos e bebidas.

Confira destaques do segundo dia

Principal consumidor de suplementos esportivos é homem, diz Mintel

Para companhias que querem ganhar mercado na área de suplementos esportivos, é importante chamar atenção de homens jovens, de até 34 anos. Essa foi uma das máximas durante apresentação da Mintel na Food ingredients South America 2019.

De acordo com a empresa de inteligência de mercado, 18% dos homens brasileiros tomam suplementos esportivos, contra 8% das mulheres. Além disso, 32% dos homens entre 16 e 34 anos tomaram suplementos esportivos em 12 meses até junho de 2018, a taxa mais alta no país levando em consideração todas as faixas de idade e gênero.

Já as mulheres priorizam uma alimentação mais consciente. Por exemplo, de acordo com Jenny Zegler, diretora de Alimentos e Bebidas da Mintel, 51% das mulheres do Brasil planejavam tomar melhor cuidado com a saúde física em 12 meses a partir de março de 2018. Já 53% das mulheres brasileiras concordam que é melhor uma alimentação com alimentos fortificados com benefícios nutricionais do que tomar vitaminas ou suplementos. E o número de maior impacto: 59% das mulheres no país que tentaram ou estão tentando desenvolver hábitos saudáveis concordam que a alimentação tem impacto com o bem-estar físico.

"O principal produto que praticantes de exercícios querem são bebidas que lhe ofereçam energia. Quase metade desse público quer bebidas que possam ser consumidas durante a prática de esportes ou exercícios", afirma.

A palestra foi parte da programação do Summit Future of Nutrition. No dia 22, o tema que norteia os debates é "Alimentos Funcionais e Nutracêuticos".

Marco regulatório dos Suplementos Alimentares avançou em um ano avaliam debatedores

Um ano após a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - aprovar o marco regulatório para suplementos alimentares, houve avanço para o setor, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido. A opinião é dos debatedores que participaram do painel "Anvisa: Um ano após o Marco Regulatório. Qual o Posicionamento da Agência em Relação à Lista Positiva e a Aprovação de Health Claims e Novos Ingredientes" que integra o Summit Future of Nutrition.

Há exatamente um ano, durante a última edição da FiSA, a Anvisa publicou a Instrução Normativa 28 (IN28) que criou o novo marco regulatório dos suplementos alimentares que até então eram classificados nas categorias de alimentos ou medicamentos no País. E nesses 12 meses o debate evoluiu, segundo Tatiana Pires, presidente da ABIAD - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, houve avanços. "O assunto não terminou na publicação da IN28 e também não acabará agora, pois os suplementos alimentares são uma pauta de muita importância, tanto que a sua regulamentação está sendo usada como exemplo em outras discussões dentro da Anvisa".

Helvio Collino, presidente da Abiam - Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos – entende que a Anvisa tem trabalhado muito com associações atualmente, mas a evolução da regulamentação precisa ganhar agilidade. "A construção foi lenta, mas garantiu um substrato importante para o setor para podermos avançar inclusive com novas autorizações de substâncias". A lista com os ingredientes permitidos inicialmente foi publicada no Diário Oficial da União.

Para Tatiana, as novas regras trouxeram mais segurança para os consumidores, uma vez que aumenta a quantidade de informações que devem estar disponíveis nos rótulos e estabelece padrões mínimos para as alegações permitidas. "O produto tem de cumprir as regras, como o índice mínimo de determinada substância para colocar as indicações funcionais. Traz mais segurança", reforça.

Para a presidente da ABIAD, a luta do setor é a inclusão de produtos que ainda não estão na lista positiva da Anvisa. "Discussões sobre especificações precisa dar oportunidade de inclusão de novas substâncias", afirma.

Já Marcelo Fernandes Bella, presidente da Abenutri - Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, destacou que o mercado de suplementos está em evolução e movimentou, em 2018, R$ 2,2 bilhões no Brasil. Segundo ele, 568 marcas são representadas hoje no país, sendo que 60% são de indústrias brasileiras e 40% de importadores.

A participação das entidades que representam os fabricantes de suplementos, para Collino, é fundamental nessa discussão. "Ainda estamos muito atrás de países europeus e dos Estados Unidos, por exemplo. Somente os americanos têm mais de 13 mil substâncias listadas como suplementos, perto deles, estamos engatinhando ainda", analisou.

Acerola, a superfruta funcional rica em vitamina C

Acerola é uma superfruta funcional e uma rica fonte natural de vitamina C. A afirmação é da engenheira de processo da Nutrilite, Fábia Sabino, que falou sobre a importância da fruta para a saúde humana durante o Seminar Solutions, uma das programações de conteúdo da FiSA 2019.

De acordo com Fábia, por ser rica em vitamina C, de alto poder antioxidante, a acerola promove melhora do sistema imunológico. Previne gripes e resfriados. Atua até na saúde e rejuvenescimento da pele. "Por ser um produto natural, também vem acompanhado de outras vitaminas, fitonutirentes e minerais, podendo assim ser considerada um superalimento".

Ela destaca ainda que a Nutrilite, empresa do grupo Amway, é a única marca global de vitaminas e minerais que cultiva, colhe e processa as plantas nas suas próprias fazendas com certificação orgânica, inclusive no Brasil.

Transformação digital com foco no consumidor

Usar as ferramentas digitais para se aproximar do público consumidor e conseguir desenvolver produtos cada vez mais alinhados com as expectativas desses clientes. Essa é a estratégia da Nestlé para se manter num mercado cada vez mais competitivo.

Quem garante é a coordenadora de Inovação Digital da empresa, Juliana Glezer que apresentou o case "Transformação Digital com Foco no Consumidor" no Industry Insights que acontece durante a FiSA 2019.

Juliana lembra que a Nestlé sempre investiu de forma consistente em inovações. "Mas a partir de 2014, a companhia iniciou a estruturação de um hub de inovação, que é uma das três subáreas da área de Transformação Digital. Assim, a inovação passou a ser o core da Nestlé, sendo abordada de uma forma mais ampla e dedicada", garante.

"Nosso time busca inovar não só em produtos, mas também em serviços e modelos de negócios, sempre com foco na oferta da melhor experiência para o consumidor. Tanto que na Páscoa deste ano desenvolvemos uma 'parreira' de ovos onde a pessoa era escolhida pelo ovo, através de sensores que fazem um dos produtos descer quando alguém caminhava embaixo".

Döhler apresenta portfólio com 48 aplicações inovadoras na FiSA

A Döhler, produtora, vendedora e fornecedora global de ingredientes naturais com alta tecnologia, sistemas de ingrediente e soluções integradas para a indústria de alimentos e bebidas, apresenta na FiSA um portfólio com 48 aplicações inovadoras para o mercado.

De acordo com Jane Vieira, gerente de marketing América do Sul da Döhler, o estande da empresa oferece degustação de produtos com apresentação conceitual aliada às necessidades dos visitantes e seu portfólio de categorias. A empresa possui mais de 4.500 matérias-primas para os segmentos de alimentos e bebidas.

Nesta edição, a empresa aposta em três das principais tendências do setor: plant-based, redução natural de açúcar e naturalidade, com soluções focadas também em clean and clear label. "A FiSA é a maior plataforma B2B em nossa região de atuação e estamos sempre presentes, trazendo portfolio inovador para um maior valor agregado aos nossos clientes e consumidores finais", conclui Jane.

Degustação de sorvetes 'instagramáveis' coloridos com corantes naturais marca estande da GNT

A GNT aposta em corantes naturais, feitos com concentrado de frutas e vegetais, que garantem cores incríveis aos produtos, deixando-os "instagramáveis" e apetitosos.

Em meio à era dos registros fotográficos nas redes sociais, publicar fotos de comida é quase um hobby para alguns e, minimamente, um hábito comum para outros. Porém, esses produtos devem ser mais do que gostosos, têm que ser apetitosos. E uma característica marcante desse tipo de produto é a cor, que convida o consumidor a primeiro "comer com os olhos".

Porém, os corantes artificiais começam a ser vistos de forma negativa por alguns tipos de consumidores, como os holísticos, por exemplo, que procuram produtos mais naturais. Durante a FiSA, com o slogan "Colorindo alimentos com alimentos", a empresa expõe seus corantes naturais e oferece uma degustação de sorvetes com cores vibrantes e feitos com concentrados como de espirulina, por exemplo, entre outros.

Quem quiser fazer aquela foto legal para as redes sociais e ter mais informações sobre como tornar os produtos mais apetitosos de forma natural, basta visitar o estande da marca.

O estande está na rota do Innovation Tour, visita guiada a algumas das principais inovações que estão presentes no evento, realizada em parceria com a Equilibrium Latam.

Made in USA: empresas de produtos lácteos mostram produtos na FiSA 2019

O Conselho de Exportação de Laticínios dos Estados Unidos (U.S. Dairy Export Council) trouxe em seu estande cinco companhias: Agri-Dairy Products, a cooperativa Dairy Farmers of America, Erie Foods International, Milk Specialties Global e a T.C Jacoby & Co.

O objetivo é mostrar algumas das especialidades desses produtores, como concentrado proteico de soro de leite em pó (WPC), crisps de proteína de leite, soro de leite doce em pó, queijos, manteiga, leitelho em pó, entre outros.

Segundo Carolina Nascimento, representante para América do Sul, a entidade representa 80% das indústrias lácteas nos Estados Unidos, com 120 membros. "Viemos identificar oportunidades. Esta é nossa primeira participação em 10 anos, e os expositores estão otimistas com o mercado de alto valor agregado".

Refeições prontas plant-based ganham mercado no Brasil

O caso de sucesso da Beleaf foi um dos destaques da série de apresentações do Industry Insights, parte da programação de conteúdo da FiSA 2019. Como a empresa surgiu, deu seus primeiros passos e chegou a receber capital de investidores-anjos foi assunto de Fernando Bardusco, um dos sócios da marca especializada em refeições saudáveis e baseadas em plantas.

"Nosso produto é comida saudável, criativa e bem feita, sem nenhum tipo de conservante. Lançamos quatro pratos por mês, em embalagens 100% recicláveis e 90% biodegradáveis. A companhia originalmente foi batizada de VeganJá mas optou por um novo direcionamento". De acordo com Bardusco, "nosso cliente não é necessariamente o vegano. É aquela pessoa que começa adotando a segunda sem carne, e vai ampliando seu cardápio de refeições sem produtos de origem animal". Hoje, 27% dos clientes consomem uma refeição da Beleaf toda semana.

Para ampliar a escala e fidelizar clientes, a Beleaf aprendeu na prática que era importante selecionar bem o pessoal da companhia. "Só começamos a crescer quando melhoramos o processo de seleção, mas essa é uma questão comportamental, e não de técnica. Nossa equipe pode começar do zero e aprender conosco".

ISBLA: óleos de salmão e de fígado de bacalhau para mercado upscale

Com estande na FiSA, a companhia norueguesa ISBLA procura aumentar mercado dos seus produtos no Brasil. "Estamos mostrando aqui o colágeno marinho: óleos de salmão selvagem e óleo de fígado de bacalhau natural", explica o diretor Jan Haakonsen. "Nosso objetivo é o mercado de lojas de produtos saudáveis, lojas de alto padrão e spas e hotéis".

O processo de extração dos óleos elimina qualquer odor e sabor de peixe, e pode ser adquirido com sabores como o de limão.

A ideia é que o produto possa ser aplicado tanto em outros itens, como ingrediente, ou ser adquirido pelo consumidor final. Nesse caso, outro atrativo são as garrafas de alumínio nas quais os óleos chegam para o comprador. "Elas não quebram e não deixam que o produto tome luz solar, e podem ser levadas na bolsa. Até agora, a feira está sendo excelente para nós. Viemos no ano passado, e decidimos participar mais uma vez".

ICL oferece "cardápio" de degustação com foco em alimentação saudável

A ICL, que tem no DNA fosfatos alimentícios, apresenta na FiSA um verdadeiro cardápio de produtos para degustação, sempre alinhada com as tendências do mercado, como saudabilidade, redução de sódio, vegano/vegetariano, alto conteúdo de proteínas e redução do teor de gordura, entre outros.

No estande o visitante pode conhecer e provar, por exemplo, bebida vegetal sabor café, polpetone recheado com queijo vegano, frango oriental vegano, biscuit americano com teor reduzido de sódio e presunto/tender com teor reduzido de sódio.

"Participamos todos os anos da FiSA porque é uma grande vitrine para mostrarmos nossas tecnologias, além de fazermos contato personalizado com clientes", afirma Alfredo Walter gerente de R&D para a América do Sul da ICL.

MasterSense potencializa ingredientes e aromas em túnel dos sentidos

Visão, tato, olfato, paladar e audição. A MasterSense oferece em seu estande na FiSA uma experiência diferente: o túnel MSXplore, no qual o visitante literalmente explora ingredientes, aromas e até sabores.

Para Letícia Pereira, analista de Marketing da MasterSense, a empresa aposta na eficiência para oferecer soluções saudáveis sem perder o valor dos produtos. O estande conta com degustação de sopas, sobremesas, bebidas, doces, panificados e biscoitos, entre outros.

Serviço:

23ª Food ingredients South America

De 20 a 22 de agosto de 2019, das 13h às 20h

Local: Transamerica Expo Center

Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo (SP)

Site: www.fi-events.com.br

Sobre a FiSA

Com soluções em food, health, organic e natural ingredients, a Food ingredients South America, em sua 23ª edição, é o evento mais completo de ingredientes alimentícios da América Latina. A feira reúne, a cada ano, cerca de 750 marcas expositoras e mais de 10 mil profissionais qualificados, nacionais e internacionais, de 40 países.








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