DouxMatok e Lantic, um fabricante de açúcar norte-americano, estão colaborando para entregar uma solução única de redução de açúcar baseada na cana-de-açúcar para empresas de alimentos na América do Norte.
A solução da DouxMatok, que foi validada em vários testes de consumidores e painéis profissionais, deve estar disponível nos Estados Unidos em 2021.
A solução oferece uma ampla gama de aplicações, incluindo biscoitos, bolos, confeitaria e chocolate. A plataforma de tecnologia da DouxMatok é apoiada por 24 patentes concedidas e foi desenvolvida por mais de seis anos por uma equipe multidisciplinar de cientistas.
“A necessidade global de reduzir a ingestão de açúcar por motivos de saúde e estilo de vida é um dos problemas mais urgentes enfrentados pelos fabricantes de alimentos.”
“Os clientes cada vez mais experientes em saúde têm rejeitado amplamente os atuais substitutos artificiais do açúcar, e a indústria precisa de um produto natural que possa melhorar a saudabilidade das receitas existentes sem comprometer o sabor ou a textura. Essa parceria vai nos permitir levar nossa solução ao mercado ”, afirma.
Os hábitos alimentares dos consumidores mudam continuamente ao longo do tempo , sejam influenciados por mudanças nas preferências alimentares ou pela época do ano. “No entanto, o sabor consistente ao qual os consumidores voltam é a doçura, razão pela qual nosso produto se tornou amplamente aguardado”, acrescenta Cinamon.
Além disso, os consumidores têm expectativas maiores quanto aos valores agregados que obtêm de seus alimentos. As empresas de alimentos buscam cada vez mais melhorar o perfil nutricional e agregar ingredientes funcionais, principalmente em lanches e itens para o café da manhã, explica.
“Isso significa que 2021 será um ano maduro para a inovação - desde a substituição do açúcar até novos produtos de consumo chegando ao mercado.”
As preocupações com a obesidade aumentam A
pressão do governo, órgãos médicos e consumidores para reduzir o consumo público de açúcar está em alta, com obesidade, diabetes e doenças cardíacas em alta, observa Cinamon.
Além disso, nos tempos atuais há evidências da correlação entre obesidade e alto índice de massa corporal (IMC) para aumentar os riscos de sintomas mais graves de COVID-19, diz ela.
“Durante os bloqueios, as pessoas passam mais tempo em casa fazendo lanches e se consolando com alimentos e malhando menos. Por isso, mais opções nutricionais de alimentos são mais importantes do que nunca ”, detalha.
De acordo com a Cinamon, há um aumento da demanda por redução de açúcar em todas as categorias de consumidores. “Esperamos que os consumidores preocupados com a saúde e com o bem-estar estejam entre nossos primeiros usuários.”
“Estamos particularmente entusiasmados com nossa parte em ajudar a tornar os alimentos que amamos mais saudáveis, especialmente em meio às crescentes preocupações com o aumento da obesidade”, acrescenta Eran Baniel, CEO da DouxMatok.
Tecnologia de redução de açúcar
Cinamon diz que a solução da DouxMatok vai "além da tecnologia da empresa e do produto de açúcar".
“Nós pesquisamos, desenvolvemos e oferecemos aos nossos clientes uma nova formulação para seus produtos mais queridos e know-how para substituir o açúcar de cana tradicional em suas receitas por outros ingredientes, como fibras e proteínas, criando um produto mais nutritivo que oferece aos consumidores valor agregado , ”Ela mais detalhes.
“A redução do açúcar é uma grande missão e queremos ajudar nossos parceiros o máximo que pudermos para implementar nossa tecnologia em suas ofertas com sucesso.”
Solução à base de
cana A solução da DouxMatok é baseada em açúcar de cana real e tem o mesmo perfil sensorial, sabor e outras funcionalidades do açúcar. Sua tecnologia patenteada funciona maximizando a eficiência da entrega de açúcar aos receptores de sabor doce, aumentando a percepção dos consumidores sobre a doçura.
Isso permite uma redução considerável no teor de açúcar, mantendo o mesmo sabor que os consumidores conhecem e amam.
“Como vemos uma tendência notável para um retorno ao açúcar de cana natural em muitos produtos de consumo, a redução de 30 a 50 por cento no teor de açúcar torna esse movimento ainda mais atraente”, acrescenta John Holliday, presidente e CEO da Lantic.
“Com a fabricação comercial comprovada em vigor, estamos prontos para apoiar a comercialização desta nova solução para empresas de alimentos no mercado dos EUA.”
Um
ótimo negócio Nos últimos dois anos, a Lantic e a DouxMatok trabalharam juntas para fazer a transição dessa inovação de um teste piloto para uma fabricação bem-sucedida em escala comercial dentro do negócio de refino de açúcar existente da Lantic, tornando volumes industriais já disponíveis.
As empresas estão trabalhando em colaboração com empresas de alimentos selecionadas para apoiar o desenvolvimento de novos produtos e a reformulação de produtos existentes com menos açúcar, mais fibras e proteínas para garantir uma melhor nutrição geral.
“Esta colaboração com a Lantic representa um passo importante para a comercialização de nossa solução”, acrescenta Baniel.
“Ao trabalhar com a Lantic e sua equipe apaixonada e empreendedora, estamos confiantes de que temos o parceiro certo para enfrentar o maior mercado de açúcar do mundo”, conclui.