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Adoçantes naturais oferecem doce nostalgia

Os adoçantes naturais estão fadados ao sucesso em meio à crescente popularidade dos alimentos reconfortantes. Pense em açúcar em uma torta de maçã, bebidas de malte de chocolate ou mel em um pãozinho de canela. O aumento na popularidade dos alimentos reconfortantes ocorreu logo após a epidemia da Covid-19.

“Durante tempos difíceis, muitas pessoas recorrem à comida em busca de conforto e apoio emocional. De 2016 até meados de 2019, o interesse por comida caseira foi bastante estável nos Estados Unidos, mas durante 2020, o interesse do consumidor por comida caseira aumentou 19%. As empresas reconheceram isso e também estão respondendo: o interesse das empresas em comida caseira aumentou 61%”, disse Kishan Vasani, cofundador e CEO da Spoonshot, uma empresa de inteligência em inovação de alimentos e bebidas.

De acordo com a Spoonshot, o interesse do consumidor em ingredientes considerados reconfortantes aumentou 31% no ano passado; o interesse por ingredientes associados a conforto ou nostalgia aumentou em 115% no último ano, o que aponta para um movimento crescente em direção ao conforto dos ingredientes alimentícios. O crescimento de dois dígitos veio nos seguintes adoçantes: açúcar de coco (até 49%), açúcar mascavo (44%), xarope de malte (33%), açúcar de palma (25%), néctar de agave (22%) e mel (11% ).

A tecnologia proprietária de Gerador de Conceito da Spoonshot criou ideias de produtos para mel, mel de flor de laranjeira, melaço, açúcar mascavo, açúcar turbinado, xarope de malte, açúcar de cana, açúcar de palma e néctar de agave. As aplicações possíveis para os adoçantes incluem molhos, pastas, condimentos, pães, bolos, doces, sobremesas, biscoitos, cereais, granola, barras de cereais, torradas francesas, panquecas, waffles, sucos e vitaminas, bem como adoçantes para bebidas, incluindo chá, café e coquetéis.

O mel ocupou, pela primeira vez, o primeiro lugar entre os americanos como o adoçante preferido de acordo com um estudo de 2020 do National Honey Board, que pediu aos consumidores que escolhessem o seu adoçante favorito entre vários, incluindo açúcar branco, açúcar mascavo, vários adoçantes não calóricos, açúcar bruto, fruta do monge e xarope de malte. Os consumidores observaram atributos como "natural", "não processado", "bom para o meio ambiente", "orgânico", "boa fonte de antioxidantes" e "saboroso" como razões para a classificação superior do mel.

Segundo Catherine Barry, diretora de marketing do National Honey Board, o mel tem uma familiaridade que se presta ao conforto em tempos de incerteza. “Os fabricantes de alimentos e bebidas sabem disso e costumam promover o ingrediente na embalagem do produto. Os consumidores entendem de onde vem o mel e o seu valor como um adoçante totalmente natural”, acrescentou.

Amy Targan, presidente da Malt Products Corp, destaca que os consumidores associam adoçantes à base de malte com salubridade e nostalgia. “Costumam associar o malte a experiências caseiras e familiares, como lojas de malte clássicas e beber Ovomaltine em casa. Esses sentimentos calorosos e positivos, geralmente sobre um passado mais simples, tornam os consumidores receptivos a mensagens sobre como os adoçantes à base de malte são totalmente naturais, nutritivos e menos processados do que muitas, senão a maioria das alternativas. Além disso, os adoçantes à base de malte não contêm frutose, evitado por muitos consumidores”, complementa.

De acordo com Targan, que também atua como presidente da International Molasses, uma empresa irmã da Malt Products, o melaço é semelhante ao malte e também está associado a sentimentos positivos. “Devido à longa existência do melaço, os consumidores podem compreender facilmente que não é um adoçante altamente processado. O próprio sabor complexo do melaço conta a história de suas origens naturais e essas notas de degustação sutis e mais escuras, juntamente com a cor rica do melaço, são a chave para a sua contínua popularidade”, afirma.

A indulgência permissível é outra tendência que se alinha com vários adoçantes naturais com atributos positivos, que dão aos consumidores permissão para se deliciar.

Barry salienta que o mel contém vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. “Os flavonóides e os ácidos fenólicos, que atuam como antioxidantes, também são encontrados no mel. A quantidade e o tipo desses compostos dependem muito da origem floral. O mel também é uma fonte natural de carboidratos, fornecendo 17 gramas por colher de sopa, o que o torna ideal para os músculos em atividade. Uma vez que os carboidratos são o principal combustível que o corpo usa, o mel pode ajudar a manter o glicogênio muscular, também conhecido como carboidratos armazenados, o que dá aos atletas o impulso de que precisam quando mais precisam”, disse Barry.

Até o açúcar pode ser visto de forma positiva quando se trata de alimentos reconfortantes. “Alimentos e bebidas reconfortantes estão profundamente enraizados na nostalgia e nas memórias positivas que as pessoas associam a esses produtos. No cerne dos alimentos e bebidas mais indulgentes, como sorvete, está o açúcar. Como adoçante natural original, o açúcar pode ser muito atraente para os consumidores quando procuram ofertas que lhes deem uma sensação de consolo. Além disso, xaropes básicos frequentemente usados em refrigerantes, assados e confeitos também podem evocar uma sensação de conforto”, disse Shawn Sprankle, gerente de aplicações de ingredientes - bebidas - da ADM.

A ADM disponibiliza o SweetRight, um xarope de glicose com teor reduzido de açúcar que ajuda a reduzir os açúcares adicionados. O adoçante se junta aos xaropes de tapioca e arroz da ADM. “Cada um oferece funcionalidade semelhante ao xarope de milho, incluindo volume e ligação, bem como viscosidade para facilitar o processamento. Além disso, essas soluções de xarope especial com teor reduzido de açúcar podem ser usadas em alimentos reconfortantes, como sobremesas congeladas, doces, salgadinhos, barras e biscoitos para diminuir o açúcar adicionado. Além disso, nossos xaropes de tapioca e arroz são ingredientes não transgênicos, perfeitos para o posicionamento de produtos com rótulos limpos”, completa Sprankle.

A International Molasses lançou recentemente o CaneRite, um adoçante em pó feito do suco espremido na hora de toda a planta da cana-de-açúcar. Ao contrário dos produtos convencionais de "açúcar bruto", o CaneRite não é refinado e não centrifugado, de modo que retém de forma autêntica e abrangente todo o sabor original da cana e seus benefícios nutricionais. “CaneRite é uma opção atraente de adoçante para uma variedade de aplicações alimentícias, incluindo especiarias, churrasco e outros molhos, biscoitos, itens de panificação, barras e itens de confeitaria. Para os sólidos, CaneRite oferece excelentes propriedades de ligação e uma coloração marrom natural com notas de caramelo. Para todas as aplicações, se alinha com as alegações de ingredientes não OGM e de rótulo limpo, cada vez mais populares entre os consumidores modernos”, disse Targan.




 

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