Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

Você sabia que uma alimentação equilibrada é fundamental para manter as defesas do corpo em dia?

Como equilibrar alimentos nutritivos, como iogurtes, pode contribuir para o bom funcionamento do organismo no período de isolamento social

Uma rotina alimentar adequada é fundamental para uma vida mais saudável e, assim, uma melhor qualidade de vida. A alimentação equilibrada é um fator essencial para a promoção da saúde e proteção contra diversas doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo. Isso porque ela garante o bom funcionamento do organismo e ajuda o sistema imune a funcionar adequadamente. Além claro, de proporcionar mais disposição para seguir com as atividades do dia, o que se tornou ainda mais importante neste momento de isolamento social. Por isso, a Vigor Alimentos convidou a Equilibrium, consultoria especializada em nutrição, a explicar como alimentos nutritivos, como iogurtes, podem colaborar nesse momento.

Adotar uma rotina alimentar adequada é mais fácil do que parece! Mudanças simples podem ajudar você a ter uma alimentação mais saudável. Por exemplo, para manter a alimentação em dia, é fundamental ter variedade nos alimentos consumidos, isto é, incluir alimentos de todos os grupos, como frutas e vegetais, cereais integrais, proteínas, lácteos, sem deixar de lado a hidratação! E por que não incluir também alimentos fermentados, tão badalados entre aqueles adeptos de um estilo de vida saudável? Os fermentados incluem por exemplo o kefir, a kombucha e os iogurtes. Isso mesmo! Embora nem todos saibam, o iogurte é um produto da fermentação do leite!

Ainda, o iogurte possui em sua composição quantidades relevantes de diversos nutrientes, como vitaminas do complexo B (em especial B12), vitamina A, magnésio, fósforo, além de ser considerado fonte de proteínas e de cálcio. Cada nutriente desempenha uma função essencial, contribuindo para a saúde e bem-estar do organismo.

O consumo de iogurtes está associado a uma dieta mais saudável, inclusive isso já foi constatado em algumas pesquisas. Um estudo conduzido por Wang et al. na Universidade de Boston (EUA), observou que o consumo de iogurtes está associado a uma melhora da qualidade da dieta de maneira geral. Eles também concluíram que os iogurtes são importantes integrantes de um padrão alimentar saudável e equilibrado. Um outro estudo realizado em 2017 e conduzido por Tremblay & Panahi na Universidade de Quebec (Canadá), concluiu que os consumidores de iogurte são caracterizados por terem hábitos alimentares mais saudáveis, estando alinhados às diretrizes alimentares. Além disso, para quem tem intolerância à lactose, é interessante saber que o iogurte reduz sua carga de lactose entre 25% a 50% devido ao processo de fermentação.

A adoção de uma rotina alimentar equilibrada é importante em todos os ciclos da vida e reflete diretamente na qualidade de vida. No entanto, como deve ser a alimentação em tempos tão incertos e diferentes como este que estamos vivendo? Segundo dados da pesquisa Brasil Food Trends 2020, realizada em 2010, a conveniência e a praticidade eram consideradas prioridade para 34% da população brasileira devido à vida corrida e ao pouco tempo disponível para cuidar da alimentação. Porém, uma pesquisa realizada pela MindMiners no mês de março de 2020 com pessoas acima dos 18 anos e distribuídas nas cinco regiões do Brasil, mostrou que 48% das pessoas alegam estarem cozinhando mais em casa.

Desta forma, cozinhar se tornou mais importante, além de ser também um momento de distração, uma atividade de lazer durante tempos de quarentena e, ao contrário do que muitos imaginam, não precisa ser uma atividade complexa. Simples combinações e preparos podem fazer a diferença na alimentação e nos momentos culinários. Por isso, a Equilibrium separou algumas dicas de lanches práticos e receitas para aumentar o consumo de iogurte para esses dias:

• Iogurte + granola mais pedaços de frutas

• Iogurte + fruta

• Iogurte + mel + linhaça

• Iogurte + mix de castanhas

• Iogurte + torrada integral + geleia

• Molho de iogurte para acrescentar na salada. Receita: 1 pote de iogurte natural + 1 colher de orégano + 3 colheres de azeite de oliva + suco de 1 limão + 1 dente de alho + sal a gosto. Esprema o limão e pique o alho. Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Se quiser, acrescente um pouco de água para diluir o molho. Sirva com salada.

Iogurtes selecionados pela Vigor para contribuir para uma rotina de alimentação nutritiva:

Vigor 3 Grãos Tradicional, Morango e Mamão

A linha Vigor 3 Grãos mistura o saboroso iogurte da marca com mix de grãos de Chia, Quinoa e Amaranto. É possível variar os sabores com as opções colheráveis, nas versões Tradicional, Morango e Mamão. Preço sugerido: R$ 2,29.

Iogurte Natural Vigor

O Iogurte Natural Vigor pode ser consumido puro, em saladas, misturado com frutas ou batido, servindo para inúmeras possibilidades de receitas. O portfólio de naturais é formado pelas versões Natural, Desnatado, Coalhada, Mamão, Mel, Ameixa e Cenoura, Laranja e Mel. Preço sugerido: R﹩ 1,99.

Vigor Protein

Iogurte ultraproteico, pronto para beber. Enriquecido com 25 gramas de proteína em 250 gramas de produto, possui o teor de proteína por porção mais alto do mercado e conta com whey - proteína de soro de leite - em sua formulação. O iogurte não contém lactose nem adição de açúcares e a linha é formada pelas versões Morango, Banana, Coco e Flocos.

Vigor Grego Tradicional


O iogurte grego da Vigor é pioneiro no mercado e possui consistência, cremosidade e sabor únicos. O Vigor Grego Tracional é delicioso e pode ser consumido puro ou combinado com frutas e cereais. Preço sugerido: R﹩ 2,39.



Referências

Salami ADG, Martello JC, Robini E, Bocchese PA, Borelli VA. Estilo de Vida Saudável: Estudo do Comportamento dos Moradores de Antônio Prado. In: XVII

Mostra de Iniciação Científica, pós graduação, pesquisa e extensão; 27-28 out 2017; Caxias do Sul. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul; 2017. p. 1-15.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - 2. ed., 1. reimpr. - Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

Tremblay A, Panahi S. Yogurt Consumption as a Signature of a Healthy Diet and Lifestyle. J Nutr. 2017; 147(7): 1476S-1480S.

Wang H, Livingston KA, Fox CS, Meigs JB, Jacques PF. Yogurt consumption is associated with better diet quality and metabolic profile in American men and women. Nutr Res. 2013; 33(1):18-26.

Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL. Brasil Food Trends 2020. São Paulo: ITAL/FIESP, 2010.





 

Telefone:

+55 11 5524-6931

Celular:

+55 11 99998-0506

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001