Page 6 - Food Ingredientes Brasil Ed. 40
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Entrevista:Miriam Higuchi e Cláudio YamamotoAJINOMOTOHÁ 60 ANOS FAZENDO PARTE DA VIDA DOS BRASILEIROS!Com 60 anos de atividades no mercado bra-sileiro de alimentos, completados no anode 2016, a Ajinomoto tem uma história pauta-da pela inovação. Para falar sobre suas ativi-dades, seus produtos e seus projetos, a revistaFiB - Food Ingredients Brasil - entrevistou, com exclusividade, Miriam Higuchi e Claudio Yamamoto, respectivamente, gerente da Divisão Food Ingredients e gerente da Divisão Amino Science, da Ajinomoto do Brasil.“O Brasil é o terceiro mercado mais importante fora da matriz situada no Japão, atrás apenas de Estados Unidos e Tailândia. Atualmente, representa cerca de 10% do negócio global”.Revista Food Ingredients Brasil (FiB) - A Ajinomoto é uma empresa com mais de 100 anos de atividades no mercado mundial. Como você define a Ajinomoto hoje?Miriam Higuchi - A história da Ajinomoto no Brasil é pautada por inovação. A empresa desembarcou no país em 1956, inicialmente com o pro- pósito de importar do Japão o tempero umami AJI-NO-MOTO® para a colônia japonesa instalada em São Paulo.Com o passar do tempo e maior conhecimento do mercado nacional, a companhia enxergou oportunidades de atuação em outras áreas e, gradati- vamente, foi adequando seus produtos às necessidades dos consumidores brasileiros.Atualmente, além do mercado de alimentos, a Ajinomoto do Brasil atua em diferentes segmentos, incluindo Agronegócios, Nutrição Animal, Food Ingredients e Amino Science - que desenvolve formulações orientativas com aminoácidos para as indústrias cosmética e farmacêutica.FiB - Como a Ajinomoto está es- truturada atualmente, tanto a nível nacional como mundial?Miriam Higuchi - A Ajinomoto do Brasil conta atualmente com 3.200 colaboradores, divididos entre as quatro unidades fabris - Limeira, La- ranjal Paulista, Valparaíso e Pedernei- ras - e a sede administrativa, localizada na capital de São Paulo.A Ajinomoto é uma multinacional japonesa com sede em Tóquio e a maior produtora de aminoácidos do mundo. A empresa mantém operação em 27 países, possui 125 fábricas e cerca de 33 mil funcionários.FiB - Em 2016, a Ajinomoto com- pletou 60 anos de atividades no merca- do brasileiro. Como foi essa trajetória e qual a importância desse mercado para as atividades globais da empresa?Miriam Higuchi - O Brasil é o ter- ceiro mercado mais importante fora da matriz situada no Japão, atrás apenas de Estados Unidos e Tailândia. Atual- mente, representa cerca de 10% do negócio global. No ano fiscal de 2015 (de abril/2015 a março/2016), a Ajino- moto do Brasil obteve faturamento de R$ 2,3 bilhões e um crescimento de 13,3% em comparação ao ano anterior. Em 2016, a expectativa de crescimento é de 16,6%.Além de atender às necessidades do mercado interno, os produtos fabricados em território nacional são exportados para diversos países da América Latina, Europa, Ásia e África.FiB - Um dos produtos de destaque da Ajinomoto é o glutamato monossó- dico. Qual a importância desse ingre- diente para o mercado alimentício?Miriam Higuchi - O glutamato monossódico (AJI-NO-MOTO®) é um realçador de sabor muito utilizado na indústria alimentícia. O ingrediente promove o gosto umami, quinto gosto básico do paladar, e é um dos principais responsáveis pela riqueza e harmonia de sabor em diversos produtos. Entre seus benefícios também está a aplicação em formulações com redução de sódio.10 FOOD INGREDIENTS BRASIL No 40 - 2017revista-fi.com.br


































































































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