Page 4 - Food Ingredients Brasil Ed. 39
P. 4

FOOD INGREDIENTS BRASILEditorialA revista Food Ingredients Brasil é publicada sob licença da UBM Brazil, titular e licenciante da marca.UBM Brazil Feiras & Eventos Ltda.Edifício West Gate Alameda Tocantins, 75 - Conj. 1401 Alphaville06455-020 - Barueri, SPDiretor GeralJean-François QuentinFOOD INGREDIENTS BRASILEditoraMárcia Fani (Mtb 19.876) editora@insumos.com.brDepartamento Comercial Tatiane Torales Lemos tatiane@insumos.com.brArte & Diagramação Jeferson Giacomo jeferson@insumos.com.brDepartamento de Assinaturasassinaturas@insumos.com.brAtendimentoatendimento@insumos.com.brDiretor de Publicações Michel A. Wankenne wankenne@insumos.com.brOs artigos assinados não necessariamente traduzem a opinião da editora. Sua publicação obedece a redação original, apenas obedecendo o padrão visual da revista.Black Friday...a moda brasileira!Oficialmente, o Black Friday, nos Estados Unidos, é o dia seguinte do Dia de Ações de Graça - o famoso Thanksgiving Day -, a quarta quinta- feira de novembro. Nos Estados Uni-dos é coisa séria e, desde 1932, é considerado como o início do período de compras natalinas. A maioria das grandes lojas de varejo abrem as 4:00 ou 5:00 da manhã e, mais recentemente, vão até a meia-noite! Os preços são realmente incríveis para uma quantidade limitada de produtos das mais variadas categorias.No Brasil, obviamente, trata-se na grande maioria dos casos de um verdadeiro engodo. O Black Friday tropical começa com semanas de antecedência a data oficial e os produtos oferecidos, simplesmente, não apresentam desconto nenhum. O povão, assediado por anúncios e propagandas diversas, se precipita nas lojas para comprar, as vezes por um valor superior ao normal, acreditando piamente na palavra mágica... Black Friday, cuja tradução livre poderia ser a Sexta-Feira dos Trouxas!Aqui, essa prática enganosa é simplesmente permitida. Ademais, o bom povo brasileiro gosta de pagar mais caro por tudo e qual- quer coisa. Nenhuma cidade brasileira pode ser comparada com os grandes centros mundiais de compras, onde nascem as novidades, as tendências e outras modernidades. Aqui, não estamos em New York, Paris, Londres, Roma, Tokyo, etc., porém os preços pratica- dos na terra brasiliensis são os mais caros do mundo, para tudo e sistematicamente. Desde um simples pedaço de chocolate, passando por carros e moradias, até os mais sofisticados equipamentos, aqui tudo é absurdamente, perdão, grotescamente mais caro do que nas grandes metrópoles mundiais. O mesmo computador portátil (notebook), i.e. uma ferramenta de trabalho, que custa nos USA, na loja oficial da marca, US$ 2.799 é vendido aqui, também na loja oficial da marca, por R$ 21.299! Um veículo Honda Civic 2017 vendido aqui por R$ 124.000, pode ser adquirido nos USA por US$ 20.000! Uma simples caixa de chocolates Lindt - Lindor Truffles -, com 10 unidades, que no Walmart nos Estados Unidos custa US$ 3,36, pode ser encontrado nas Lojas Americanas por R$ 41,99!Grotesco, não? Agora, se considerar que o salário mensal mínimo nos Estados Unidos é de cerca de US$ 1.250, contra R$ 880 no Brasil, a palavra grotesco passa a ser fraca demais.Boa leitura e viva o Black Friday! Michel A. WankenneMichel A. Wankennewww.revista-fi.comFiliado aEditora Insumos Ltda.Av. Sargento Geraldo Santana, 567 - 1o 04674-225 - São Paulo, SPTel.: (11) 5524-6931Fax: (11) 5685-5558Fi South America e Hi South America são organizadas por:


































































































   2   3   4   5   6