A International Flavors & Fragrances (IFF) anunciou que sua divisão Frutarom adquiriu uma participação de 70% na produtora de ingredientes para sorvetes Leagel.
A empresa Leagel, com sede em San Marino, produz gelatinas, sorvetes e coberturas, vendendo para clientes em cerca de 25 países europeus.
Como parte do acordo, a IFF mantém uma opção para a participação residual de 30% na Leagel a ser exercida após três anos.
Amos Anatot, presidente da divisão Frutarom da IFF, disse: “A compra da participação na Leagel está bem alinhada com nossa aquisição estratégica em 2017 da SDFLC Brasil, uma das maiores produtoras brasileiras de soluções de sabor para sorvetes e sobremesas. .
“Nós vemos grandes oportunidades para combinar essas empresas e criar uma plataforma global para nossos negócios de ingredientes para sorvetes, expandir nosso alcance geográfico e alavancar oportunidades de vendas cruzadas”.
A Frutarom pagou R $ 110 milhões (US $ 33 milhões) por uma participação de 80% na SDFLC em 2017. Quando o negócio foi anunciado, a fabricante de sorvetes estava construindo um novo site para dobrar sua produção.
O acordo da SDFLC foi uma das 11 aquisições que a Frutarom garantiu em 2017, contra oito em 2016.
A IFF comprou a Frutarom de Israel no ano passado por US $ 7,1 bilhões, em um movimento para expandir em categorias de rápido crescimento, como cores naturais, enzimas, antioxidantes e ingredientes para a saúde.
O negócio combinado visa atender às crescentes demandas dos consumidores por ingredientes naturais, concentrando-se na produção de soluções para os segmentos de saúde e bem-estar.
Yoni Glickman, presidente do negócio Natural Solutions da Frutarom, disse que IFF e Frutarom são "muito, muito complementares".
“No espaço dos sabores, o nosso core business sempre esteve ao redor dos pequenos e médios clientes em todo o mundo, e foi aí que focamos nosso negócio nos últimos 80 anos”, disse ele.
“O foco da IFF é nas empresas multinacionais de grande porte, então, desse ponto de vista, é um negócio muito, muito complementar. Ele dá à empresa combinada acesso a todo o espectro de empresas de aromas - empresas de alimentos e bebidas - de grandes multinacionais a pequenas, médias e locais empresas inovadoras, onde nosso foco tem sido ”.