Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

PROTEÍNA É SOLUÇÃO PARA VIDA SAUDÁVEL

As mudanças no estilo de vida da sociedade vêm requisitando o desenvolvimento de produtos alimentícios que garantam uma rotina saudável ao longo da vida. Para manter corpo e mente ativos, a indústria vem buscando inúmeras soluções para oferecer nutrição de ponta com a maior praticidade possível. É o caso dos produtos com alta concentração de proteína que utilizam o soro do leite - o chamado whey protein - em sua fabricação.

Esses novos rótulos são vistos como uma tendência tanto no aspecto nutricional quanto funcional para ajudar a conter a obesidade e as doenças crônicas, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020, serão responsáveis por quase três quartos das mortes no mundo. Tamanhos são os benefícios do whey protein que ele vem sendo classificado como um superalimento, uma vez que a proteína do soro do leite é capaz de aglutinar minerais específicos, incluindo o cálcio, magnésio, zinco, ferro, sódio e potássio. Além disso, tem efeitos positivos comprovados nos ossos, músculos, sangue, cérebro e pâncreas. Também há registros de ação contra o câncer e infecções, controle insulinotrópico e no fortalecimento do metabolismo. Os chamados whey protein também ajudam no envelhecimento saudável, no gerenciamento da saciedade e consequente controle de peso e na recuperação muscular após o exercício físico.

Pioneira na fabricação do produto no Brasil, a Nutrifont oferece uma solução de fornecimento local de whey protein (WPC 80) de alta qualidade à indústria de alimentos. Dispondo de alta tecnologia no processo, é uma alternativa extremamente competitiva para o mercado brasileiro.

Alimentação como combustível

Tamanhos benefícios vêm levando esses novos produtos, anteriormente fabricados apenas para o mercado esportivo, para o mercado massivo. São itens que destacam a importância da prevenção de doenças ao invés de se focar apenas na cura.

A dieta à base de suplementação com soro e outras proteínas associada ao exercício físico também é citada como altamente benéfica para os idosos ganharem e manterem massa muscular e melhorarem a qualidade de vida. De modo geral, é recomendado o consumo de aproximadamente 0,4 g de proteína/kg de peso corporal por refeição, representando 1,2 a 1,6 g de proteína/kg de peso corporal por dia.

As proteínas desempenham um papel fundamental na estrutura do corpo, com funções de regulação de tecidos e órgãos. A proteína é essencial para síntese dos anticorpos e enzimas, é responsável por transmitir sinais entre células e é o principal componente do músculo, que permite que o corpo se mova.

Sua pureza e alto teor de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAAs), especialmente a leucina conhecida por sua importância única para estimular a síntese muscular, conferem à proteína de soro de leite excelentes propriedades funcionais e nutricionais, além do sabor neutro que permite ser incorporada em alimentos e bebidas naturalmente. Contudo, para garantir máximo aproveitamento é importante optar por uma dieta alimentar proteica de alta qualidade. De modo geral, o benefício das proteínas lácteas solúveis fica claro através de estudos comparando a proteína do soro do leite à caseína e à soja. A proteína de soro de leite mostra-se superior especialmente por conta do elevado teor de leucina responsável pela digestão e cinética de absorção de aminoácidos de cadeia ramificada.

COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DAS PROTEÍNAS

Processo de produção whey protein

Whey protein é um termo usado genericamente para descrever proteínas solúveis isoladas do leite. O composto é gerado no processo de fabricação de queijos, quando o soro do leite é segregado da matéria seca. Neste momento, o soro líquido possui cerca de 1% de proteína e precisa ser concentrado. Os outros componentes são lactose, vitaminas, minerais, água e traços de gordura.

O leite possui duas classes de proteínas: a caseína (utilizada para produção de queijo) e as proteínas séricas, que dão origem ao concentrado proteico de soro, conhecido como Concentrato Proteico de Soro de Leite, Whey Protein Concentrate (WPC).

O processamento utiliza-se de membranas semipermeável que realizam a filtragem e a separação do líquido em dois fluxos: o retentado e o permeado. Ao usar membranas com diferentes tamanhos de poros, é possível separar componentes específicos do leite e do soro.

Nesse processo, a ultrafiltração é usada para concentrar as proteínas do soro: a maioria dos componentes dissolvidos e alguns não dissolvidos irão passar (lactose e minerais), enquanto componentes maiores serão retidos pela membrana (proteínas do soro principalmente). O soro é filtrado por uma sequência de membranas até atingir os padrões de concentração de proteína.

O produto concentrado é secado pela tecnologia de spray dryer que consiste numa pulverização a alta temperatura para uma secagem instantânea do produto antes deste ser envasado numa sala de altos padrões de controles de ambiente.


Nutrifont: fornecimento local com tecnologia global

A Nutrifont empresa da Lactalis Ingredients, um dos maiores fornecedores de ingredientes de soro de leite do mundo, é a primeira empresa a fabricar Lactose e Concentrado Proteico de Soro de Leite 80% (WPC 80%) no Brasil, produzidos em fábrica com tecnologia de ponta a partir de soro fresco processado em plantas Lactalis integradas, mesmo local da fábrica de queijo.

Com alto grau de automação, a fábrica Nutrifont garante qualidade e padronização da produção. A moderna planta de processamento com equipamentos de última geração conta com tecnologia de filtração por membranas para produção do Concentrado Proteico de Soro de Leite – WPC, desidratado através de processo de secagem "Spray Dryers". Por meio do sistema de envase automático, os produtos estão disponíveis em sacos de 20 kg e lactose sacos de 25kg e 1.000kg. Todos os produtos possuem certificações Kosher e Halal.

Referências

  • Rosemary L. Walzem, R.D., Ph.D., Professor of Nutrition, Texas A & M University, USA.

Health enhancing properties of whey proteins and whey fractions

US Dairy Export Council

  • Exploring the role of food and drink in the future of health and wellness – Bord Bia.
  • Antonio Herbert Lancha Jr. Rudyard Zanella Jr, Stefan Gleissner Ohara Tanabe, Mireille Andriamihaja, François Blachier.

Dietary protein supplementation in the elderly for limiting muscle mass loss

Amino Acids (2017) 49:33-47

Nutrifont Alimentos S.A.

nutrifontingredients.com.br




Galeria de Imagens:



Downloads:



 

Telefone:

+55 11 5524-6931

Celular:

+55 11 99998-0506

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/RevistaFIB

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001