Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

NOVO SISTEMA LPA (VIDEOJET 9550) MELHORA O UPTIME E A PRODUTIVIDADE

Fabricantes e empresas de embalagem estão sob crescente pressão para fazer com que cada segundo de produção seja importante. Um avanço significativo foi feito durante os anos para melhorar a eficiência por meio da utilização de programas de Eficácia Geral do Equipamento (OEE, Overall Equipment Effectiveness), que rastreiam a produtividade de valor agregado do equipamento. A Videojet do Brasil adotou uma nova abordagem para o projeto de Impressão e Aplicação de Etiquetas (Print and Apply Label - LPA) com o Videojet 9550, que maximiza o uptime ao remover as características do sistema que causam problemas operacionais cotidianos, como pontos de ruptura e de ajuste.

Principais tendências de codificação e marcação

Os gerentes de produção se deparam com a pressão crescente para redução de custo e aumento de flexibilidade, mas uma avaliação aprofundada por experientes especialistas de codificação é a melhor forma para decidir qual é a solução certa para uma empresa. Observando especificamente a indústria de embalagem secundária, os fabricantes têm apenas algumas opções: podem utilizar etiquetas pré-impressas ou produzir suas próprias impressões ‘sob demanda’ de códigos de barras e informações de produção.

Com etiquetas pré-impressas, é atribuída a cada unidade de controle de estoque (SKU) uma etiqueta autoadesiva que foi impressa ou internamente ou por uma empresa de impressão externa com informações específicas relativas ao produto, como nome, logotipo, código de barras, etc. A etiqueta é aplicada a uma caixa com uma aplicadora de etiquetas ou manualmente. Os inconvenientes são o custo das etiquetas e outras despesas associadas como desperdício, por exemplo, quando muitas etiquetas são pedidas e não são mais necessárias, e trocas quando o tamanho das etiquetas precisam ser alterados para se adequar a uma nova linha de produto.

Etiquetas impressas sob demanda é quando um arquivo de etiqueta é criado e um código atribuído ao respectivo produto, com o tamanho correto da etiqueta na caixa correspondente. As etiquetas são impressas com informações fixas e variáveis e aplicadas automaticamente com uma impressora e aplicadora de etiquetas. Embora a impressão sob demanda possa resolver alguns problemas de etiquetas pré-impressas, como reduzir o desperdício, há alguns custos adicionais incorridos, como a aquisição de uma Impressora e Aplicadora de etiquetas, e, claro, a despesa dos ribbons da impressora.

Em alguns casos, é possível aplicar uma codificação de alta resolução diretamente na caixa. A impressão por jato de tinta pode ajudar a resolver determinados desafios associados ao uso de etiquetas, bem como reduzir tempo de troca e desperdício. Contudo, nem sempre é possível utilizar jato de tinta para todas as aplicações de codificação de caixas e exigências de código de barra.

Principais preocupações de codificação e de marcação

O gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos e a rastreabilidade começam com informações altamente legíveis e precisas nas caixas de transporte. Os fabricantes devem conciliar as exigências de seus parceiros da cadeia de suprimentos, e cumprir os padrões e regulamentos locais como a serialização, em que códigos únicos são impressos nos produtos, e agregação, em que são impressos na embalagem para permitir que os fabricantes localizem seus produtos

Os sistemas de codificação e de marcação devem conseguir lidar com uma ampla variedade de materiais de embalagem em constante evolução a fim de oferecer a mais alta qualidade.

Pontos de ajuste das impressoras e aplicadoras de etiquetas

As aplicadoras e impressoras de etiquetas posicionam etiquetas de vários tamanhos em diversos tipos de embalagens. Os pontos de ruptura e de ajuste podem trazer custos substanciais e tempo de inatividade significativo em processos de embalagem secundária, uma vez que as etiquetas ficam mal aplicadas quando aplicadores comuns, como tampo, são utilizados. Ao usar um aplicador tamp-blow, uma rajada de ar impulsiona a etiqueta em um produto no local em que a etiqueta precisa ser aplicada enquanto passa e dessa forma, não é incomum que as etiquetas sejam mal aplicadas ou fiquem enrugadas. Isso pode desencadear tempo de inatividade imprevisto para remover as etiquetas mal aplicadas e reiniciar a máquina. Além disso, a velocidade e a posição das etiquetas devem ser constantes e geralmente a correia de rebobinagem pode perder a tensão, rolos de pressão podem causar atolamento e as embreagens podem ficar desajustadas fazendo com que as etiquetas deslizem ou rasguem.

Benefícios do novo sistema LPA

Projetamos um sistema LPA denominado Videojet 9550 para tratar das necessidades de etiquetagem dos fabricantes para obter velocidade, simplicidade e confiabilidade. Foi projetado para remover os mecanismos associados a problemas operacionais diários e tempo de inatividade, e pretende aumentar a confiabilidade, eficiência e produtividade. O novo sistema LPA pode aplicar etiquetas diretamente no exterior de caixas e embalagens sem a necessidade de uma aplicadora. A Impressora e Aplicadora de etiquetas incorpora a nossa tecnologia Intelligent Motion™ que controla eletronicamente todo o sistema e pode reduzir o tempo de inatividade não planejado nas linhas de produção.

Historicamente, as máquinas LPA tendiam a quebrar e ocasionar tempo de inatividade desnecessário para fabricantes. Não é apenas o custo de manutenção dessas máquinas que é alto, mas a perda de tempo operacional, quando uma peça dentro da máquina quebra ou as etiquetas ficam desalinhadas, prejudica a produção.

O novo sistema LPA pode ajudar os fabricantes a alcançarem máximo uptime e aumentarem a eficiência de produção devido à sua tecnologia Intelligent MotionTM, que permite que todos os elementos principais da máquina sejam controlados de forma automática e precisa. Os recursos que ocasionam problemas operacionais rotineiros, como deslizamento de etiqueta, peças de desgaste ou ajustes mecânicos foram removidos. A integridade do código é garantida porque todas as peças mecânicas que podem fazer com que a máquina quebre ou pare foram retiradas do projeto.

Além disso, o sistema LPA precisa somente de uma interface de usuário para interação, o que evita erros do operador. Não há ajustes mecânicos necessários na máquina para operações cotidianas e a seleção da mensagem pode ser gerenciada em três toques com a pré-visualização em um visor touchscreen. Mandris retráteis permitem trocas de etiquetas e do ribbon em menos de 60 segundos e, quando a tecnologia é utilizada no desbobinamento das etiquetas eletronicamente, ela ajusta automaticamente a tensão do rolo e a mantém do começo ao fim, independentemente da velocidade e do tamanho da etiqueta. Assim, os operadores são livres para se concentrar em tarefas que agreguem valor, em vez de ajustar a máquina.

Desempenho e produtividade do uptime global

A nova Videojet LPA 9950 é a única solução para imprimir e aplicar códigos diretamente em embalagens secundárias com velocidade de até 500 mm/segundo, permitindo que os fabricantes codifiquem com eficiência em alto rendimento. A qualidade da etiqueta impressa e o ciclo de vida da cabeça de impressão são otimizados pela regulação automática de pressão e modo de economia do ribbon, e qualquer eventual desgaste é detectado a tempo, indicando quando for necessário fazer a manutenção preventiva. O novo sistema também permite que os fabricantes reduzam suas despesas gerais operacionais utilizando um sistema patenteado de controle de ribbon sem embreagens, que diminui o desperdício de ribbon e a substituição de embreagens.

A interface de usuário única e intuitiva reduz a quantidade de erros do operador. A seleção da mensagem exige somente três toques do usuário, a entrada guiada passo a passo permite que os campos corretos sejam editados e os códigos de barras sejam criados automaticamente ao vincular os dados dos diversos campos de texto. Além disso, está disponível uma pré-visualização da mensagem final para confirmar que a mensagem correta está programada.

Videojet LPA 9950

Na Videojet, investimos tempo para obter uma perspectiva de 360º e para ouvir nossos clientes. Levamos em conta suas principais preocupações de fabricação sobre uptime constante, facilidade de integração, codificação perfeita e operação simples Por meio da pesquisa e desenvolvimento, simplificamos o projeto e incorporamos a tecnologia de última geração para ajudá-los com a meta de não ter nenhum tempo de inatividade operacional não planejado. Chamamos isso de Simplicidade por meio da Inovação.

Sobre a Videojet do Brasil

A Videojet do Brasil é líder mundial no mercado de identificação de produtos. Ela oferece equipamentos de marcação, codificação e impressão em linha, fluídos para aplicações específicas e serviços de ciclo de vida do produto. Nossa meta é fazer parcerias com os clientes nos setores de bens de consumo embalados, farmácia e setores de mercadorias industriais, para melhorar a produtividade, proteger e desenvolver as marcas e acompanhar as tendências e regulamentos do setor. Com a nossa especialidade em aplicações e liderança na tecnologia de jato de tinta contínuo (CIJ), jato de tinta térmico (TIJ), marcação a laser, impressão por transferência térmica (TTO), codificação e rotulagem de caixas e impressão em grandes caracteres, a Videojet tem mais de 325.000 impressoras instaladas no mundo todo. Nossos clientes utilizam nossos produtos para imprimir em mais de dez bilhões de produtos diariamente. O suporte de vendas ao cliente, aplicação, serviços e treinamento é oferecido por operações diretas com mais de 3.000 membros de equipe em mais de 26 países no mundo todo. Além disso, a rede de distribuição da Videojet inclui mais de 400 distribuidores e OEMs, servindo 135 países.

* Ondrej Kruk é Gerente de Unidade de Negócios, LPA Videojet Technologies.

Videojet do Brasil

www.videojet.br.com




Downloads:



 

Telefone:

+55 11 5524-6931

Celular:

+55 11 99998-0506

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/RevistaFIB

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001