Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

NOVAPRO: COLÁGENO BOVINO DE ALTA FUNCIONALIDADE CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E DE APLICAÇÃO

O colágeno é uma excelente ferramenta tecnológica. Devido à sua estrutura molecular, se une facilmente às proteínas e é capaz de se ligar tanto com a água quanto com a gordura, conferindo textura, suculência e mais estabilidade às formulações onde é adicionado. É produzido a partir de um processo com pH, tempo e temperatura controlados, que garante a funcionalidade e qualidade de nossos produtos. A JBS Colágeno possui três linhas de produto:

  • Novapro®: colágeno em forma Fibra e Pó
  • Novapro® SF: sistemas funcionais à base de colágeno
  • Novapro® Hidro: colágeno hidrolisado

Novapro® (INCLUIR LOGO 1)

O colágeno é a proteína mais abundante dos organismos animais, representando cerca de 30% do total de proteínas presentes no corpo humano. Está organizado em forma fibrilar, numa estrutura chamada tripla hélice, o que torna sua molécula bastante estável à temperatura, ação mecânica e hidrólise. Sua principal característica é a presença do aminoácido hidroxiprolina que, por ser exclusiva da proteína colagênica, é utilizada como indicador da presença de colágeno em produtos alimentícios.

Sua sequência de aminoácidos específica é Gli-X-Y, no qual X e Y são comumente prolina e hidroxiprolina, respectivamente. Na microscopia da estrutura do colágeno, Figura 1, é possível observar ramificações em suas extremidades, que são importantes pontos de ligação com a água, contribuindo para as funcionalidades do colágeno.

FIGURA 1 - MICROSCOPIA DO NOVAPRO® FIBRA

(INSERIR IMAGEM 1)


Os principais aminoácidos presentes na cadeia do colágeno podem ser verificados na Figura 2. A hidroxiprolina representa cerca de 10% do total de aminoácidos e é a principal responsável pela estabilização da molécula e ligação com a água, devido à sua capacidade de ligação com as moléculas de hidrogênio, através de seus grupos hidroxila.

FIGURA 2 - PRINCIPAIS AMINOÁCIDOS PRESENTES NA CADEIA DO COLÁGENO

(INCLUIR IMAGEM 2)


O grande diferencial do Novapro® em relação a outros ingredientes alimentícios é sua capacidade de formação de géis estáveis à temperatura ambiente. Esta característica possibilita aplicações em diferentes segmentos em que se procura o controle de umidade: produtos cárneos, panificação, lácteos, recheios doces e salgados, entre outros. Especialmente em produtos que não passam por etapa de cozimento, Novapro® propicia total controle de exsudação.

A estrutura fibrilar e a composição de aminoácidos hidrofílicos (40%) e hidrofóbicos (60%) conferem excelente capacidade emulsificante, em uma ampla faixa de pH, sendo uma alternativa natural aos emulsificantes sintéticos. Na figura 3, pode-se verificar a distribuição homogênea de gotas de óleo em macroemulsões para diferentes concentrações de Novapro® Fibra, em diversos valores de pH. Resultados similares são obtidos com Novapro® Pó. Quanto mais baixo o pH, maior a capacidade emulsionante do Novapro® Fibra, sendo que para a faixa próxima à neutralidade recomenda-se o uso de Novapro® Pó.

FIGURA 3 - MICROGRAFIAS DE EMULSÕES O/W ESTABILIZADAS POR NOVAPRO® FIBRA

(INCLUIR IMAGEM 3)


Propriedades funcionais da linha Novapro®

  • Forma gel estável com as proteínas da carne à temperatura ambiente;
  • Reduz a exsudação de líquidos em produtos frescos e cozidos;
  • Reduz a atividade de água (aw);
  • Aumenta a estabilidade durante a vida de prateleira;
  • Melhora a suculência de produtos crus e cozidos;
  • Melhora a retenção de gordura;
  • Melhora a textura de produtos com baixo conteúdo proteico;
  • Melhora a textura e a aparência de produtos com baixo teor de gordura;
  • Melhora o fatiamento.

Aplicações alimentícias

Produtos cárneos emulsionados: em produtos como salsichas e mortadelas, o Novapro® reduz custos pela substituição de carnes, reduz a quebra de cozimento, aumenta a textura, aporta proteína e melhora a emulsificação. Na Figura 4, um exemplo da influência do uso de Novapro® SF S sobre a quebra de cozimento em salsicha de baixo custo. Este efeito foi também estudado por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, cujos resultados apontam que o uso de Novapro® reduz a quebra de cozimento e previne o escurecimento em salsichas com alto teor de CMS (Figura 5).

FIGURA 4 - REDUÇÃO DE QUEBRA DE COZIMENTO EM SALSICHA DE BAIXO CUSTO, COM INTRODUÇÃO DE NOVAPRO® SF S NA FORMULAÇÃO

(INCLUIR IMAGEM 4)


FIGURA 5 - REDUÇÃO DE QUEBRA DE COZIMENTO E DO ESCURECIMENTO EM SALSICHA COM DIFERENTES TEORES DE CMS, COM INTRODUÇÃO DE NOVAPRO® NA FORMULAÇÃO

(INSERIR IMAGEM 5)


Produtos cárneos formados cozidos: em presunto, apresuntado, lombo defumado e similares, Novapro® melhora a fatiabilidade, controla a sinérise após injeção e após cozimento, aporta proteína e auxilia no controle de viscosidade da salmoura. Nas Figuras 6 e 7 são apresentados resultados de testes de aplicação em apresuntado e presunto.

FIGURA 6 - INCREMENTO DE FATIABILIDADE DE APRESUNTADO, COM INTRODUÇÃO DE NOVAPRO® P A 1% NA FORMULAÇÃO, APÓS MEDIÇÃO DE 105 FATIAS DE 1MM

(INSERIR IMAGEM 6)


FIGURA 7 - AUSÊNCIA DE EXSUDAÇÃO APÓS COZIMENTO E RESFRIAMENTO DE PRESUNTO, COM INTRODUÇÃO DE NOVAPRO® P A 1% NA FORMULAÇÃO

(INSERIR IMAGEM 7)


Produtos lácteos: Novapro® auxilia no desenvolvimento de produtos lácteos com diferentes apelos para o consumidor final, devido à relação com saudabilidade. Além disso, controla a sinérise, aporta proteína, espessa e gelifica sobremesas lácteas, iogurtes de bandeja, bebidas lácteas, entre outros.

Novapro® hidro (INCLUIR LOGO 2)

A nutracêutica, relação entre alimentação, função fisiológica e saúde, é uma das áreas de maior atividade na indústria alimentícia nos últimos anos. O interesse do consumidor por uma alimentação balanceada, na forma de alimentos enriquecidos ou suplementos alimentares, transformou este mercado. Até o final de 2014, o mercado brasileiro de suplementos e alimentação natural deve passar por um crescimento de vendas da ordem de 40%, frente a um aumento bem menor do PIB.

A associação entre colágeno e saúde é de longa data. Contudo, faltavam no mercado ingredientes adequados ao desenvolvimento de produtos como sucos, néctares, chás, águas saborizadas e refrescos em pó. Nestes produtos, busca-se o aporte de colágeno com a manutenção de parâmetros sensoriais como corpo, ausência de turbidez e sedimentação, facilidade de solubilização.

Através de um processo de hidrólise enzimática e posterior separação, a molécula do colágeno, que tem tipicamente 300.000 Da, pode ser dividida em peptídeos menores da ordem de 2.000 Da. Tais peptídeos apresentam mais resíduos polares que, devido à facilidade de formarem ligações de hidrogênio com a água, aumentam a solubilidade do produto. Com isto, as capacidades de gelificação e espessamento são reduzidas e novas características funcionais são obtidas.

O Novapro® hidro é produzido a partir de matérias-primas selecionadas e com total controle dos processos de extração e hidrólise, o que resulta em um produto de excelente solubilidade, sabor e odor neutros e que não altera a cor e a textura do produto onde é aplicado.

Aplicações alimentícias

Barras de cereais ou barras proteicas: Novapro® hidro atua como aglutinante e umectante, conferindo textura e adesão ideais ao produto. A aplicação pode variar de 2 a 10%, dependendo da quantidade de proteína desejada no produto final.

Bebidas: Novapro® hidro possibilita o desenvolvimento de produtos com alto teor proteico e boa aceitabilidade, pois não altera suas características sensoriais Como é facilmente dissolvido, pode ser aplicado em versões líquidas ou em pó. A aplicação pode variar de 2 a 5%, dependendo da quantidade de proteína desejada no produto final.

Suplementos para atletas e dietas especiais: Novapro® hidro é uma excelente opção proteica de alta solubilidade e sabor neutro, que também contribui para a saúde das articulações.

Referências Bibliográficas

  • 1.Santana, R. C., Perrechil, F. A., Sato, A. C. K., Cunha, R. L. Emulsifying properties of collagen fibers: Effect of pH, protein concentration and homogenization pressure. Food Hydrocolloids. v. 25, 2011.
  • 2.Pereira, A. G. T et al. Effects of the addition of mechanically deboned poultry meat and collagen fibers on quality characteristics of frankfurter-type sausages. Meat Science. v. 89, 2011.

JBS Colágeno

www.jbscolageno.com.br




 

Telefone:

+55 11 5524-6931

Celular:

+55 11 99998-0506

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/RevistaFIB

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001