Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

Tendência de preferência por Corantes naturais

Não há dúvidas que as pessoas amam os tons coloridos de pirulitos, picolés, balas ou mesmo um cocktail gelado. Os vermelhos brilhantes, laranjas, azuis, rosas, verdes, amarelos e muitas outras cores nos empolgam, não importa a nossa idade. Os corantes alimentícios são basicamente substâncias que liberam cor quando combinados com alimentos ou bebidas. É possível encontrá-lo sobs as formas líquida, pó, pasta e gel.

Os corantes são adicionados aos alimentos para dar uma tonalidade distinta e fazê-los parecerem mais atraentes, devido à perda de cor durante o processo, possíveis variações de cor de matéria-prima, dentre outros. Além de adicionar estética visual para os alimentos e bebidas que consumimos, os corantes alimentícios também ajudam a distinguir um produto de outro, diferenciando sabores de uma mesma base ou mesmo dando identidade a uma marca.

O uso de corantes na indústria de alimentos e bebidas ganhou popularidade ao longo dos anos e deu origem ao uso de ambos corantes: sintéticos e naturais, sendo que os naturais vem ganhando mais popularidade nos últimos tempos.

Movimento Clean label e outras práticas saudáveis

O mundo está rapidamente buscando melhorarias em todos os sentidos possíveis. Para as pessoas ao redor do mundo, consumir alimentos mais saudáveis tem sido sempre um motivo de preocupação. Conhecido como o "Movimento Clean-Label", os fabricantes e produtores necessitam mudar a maneira de desenvolver os seus produtos, de modo a encaixar-se às exigências dos clientes. O movimento envolve muito mais do que uma mudança de ingredientes, envolve todos os processos do ciclo de produção.

No geral, a mudança para um processo Clean label é traduzido de forma diferente por cada fabricante. Enquanto alguns entendam conveniente, simplesmente erradicar a longa e complicada lista de ingredientes em seus produtos que a maioria dos consumidores não entendem, outros produtores optam por criar um sentimento de segurança na mente de seus clientes, revelando todos os ingredientes, processo de implementação e a preparação por qual é passada cada produto.

Temos visto nos últimos anos um crescimento notável na demanda por corantes alimentícios naturais em diversas indústrias, tais como alimentos e bebidas, nutrição animal, produtos de confeitaria, entre outros. Embora os corantes artificiais tenham sido convenientes para uso em alimentos devido ao baixo custo e fácil disponibilidade, cada vez mais os consumidores estão exigindo corantes naturais, em razão dos muitos benefícios de saúde propostos pelo seu uso. Estas são as pessoas que estão limitando o número de ingredientes processados que consomem diariamente e estão à procura de um substituto natural para eles. Os clientes estão tomando nota dos ingredientes colocados em qualquer produto e estão buscando alternativas com um número mínimo de ingredientes e aditivos artificiais.

A legislação na Europa, EUA e Ásia já restringiu a utilização de corantes sintéticos em produtos alimentícios, forçando os fabricantes a buscarem por alternativas naturais como os carotenóides.

Mercado de Carotenóides e suas Tendências Recentes

Em termos de aplicação, os carotenóides são usados principalmente na indústria de nutrição humana. A segunda maior aplicação de carotenóides vem sob a forma de produtos farmacêuticos e cosméticos. Devido ao aumento da procura de produtos para cabelo e cuidados da pele, os carotenóides estão crescendo rapidamente neste segmento. A América do Norte e Europa lideram a corrida das regiões que mais utilizam carotenóides para produtos de cuidados da pele, onde a Ásia está se aproximando rapidamente, juntamente com a América Latina. A demanda por carotenóides é devido aos benefícios para a saúde que os eles trazem para esses produtos como um substituto natural para a corante sintético.

Por serem uma fonte natural para coloração de alimentos, os carotenóides podem ser extraídos a partir de frutas e legumes, tais como; abóbora, espinafre, cenoura, cereja, tomate, e laranjas. Embora existam alguns carotenóides sintéticos tais como o licopeno e beta-caroteno, a utilização de carotenóides extraídos naturalmente está crescendo imensamente.

Os carotenóides são ainda classificados em astaxantina, urucum, apo-éster, apo-caroteno, capsantina, cantaxantina, licopeno, extratos de páprica e beta-caroteno. Estima-se que o beta-caroteno será o corante natural de mais rápido crescimento durante os anos de 2016-2021.

Benefícios do Uso Corantes Alimentícios naturais

Variedade de opções de cores

As pessoas pensam o corante sintético possui muito mais tonalidades e variações, mas surpreendentemente, podemos encontrar quase todos os tons existentes nas opções artificiais nos naturais. Por causa da infinidade de cores disponíveis na natureza, os corantes extraídos de frutas e legumes vêm em mais do que apenas as opções básicas. A pesquisa extensa que tem sido realizada para desenvolver corantes naturais tem aumentado rapidamente devido ao interesse das pessoas em encontrar alternativas saudáveis para corantes sintéticos. A riqueza em cores naturais pode ser desenvolvida para criar novas cores através de um processo rigoroso de mix-and-match. Abaixo podemos observar algumas das melhores e mais naturais fontes de corantes para alimentos:

  • Vermelho ou rosa - Suco de beterraba, suco de romã, framboesas e cerejas.
  • Amarelo - Cúrcuma ou açafrão.
  • Laranja - Suco de cenoura ou uma combinação de vermelho e amarelo.
  • Verde - Espinafre ou qualquer outra folha.
  • Roxo - Suco de ameixa concentrado, Repolho Roxo concentrado, Açaí e mirtilos.
  • Azul - Repolho roxo cozido com bicarbonato de sódio.
  • Marrom – Corante caramelo (açúcar, suco de maçã) ou mistura de outros corantes naturais.
  • Preto – Carvão vegetal
  • Os clientes leais

    Empresas que contribuem pró-ativamente na oferta de produtos que utilizam ingredientes naturais fidelizam seus clientes e são tidas como referência no mercado, num momento em que se busca cada vez menos a utilização de produtos artificiais, pois denotam a produtos que podem trazer malefício à saúde.




     

    Telefone:

    +55 11 5524-6931

    Celular:

    +55 11 99998-0506

    Fique conectado:

    Curta nossa Fanpage:
    facebook.com/RevistaFIB

    © EDITORA INSUMOS LTDA.

    Av. Sargento Geraldo Santana,
    567 – 1º andar
    CEP 04674-225
    São Paulo, SP - Brasil

    001