Espanhol Português Inglês
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!
 


Voltar

Corantes Artificiais, Caramelos e Inorgânicos: alternativas para atender o mercado de alimenticio

A alimentação não é mais considerada apenas uma necessidade de sobrevivência, mas também fonte de prazer e satisfação. A aparência dos alimentos pode exercer efeito estimulante ou inibidor do apetite. A Vogler Ingredients é uma das principais distribuidoras de corantes Alimentícios no Brasil. Com grande know-how em corantes, o grande diferencial da Vogler é a manutenção de estoque regular das principais cores utilizadas no mercado para atender as demandas deste setor incluindo corantes artificiais, naturais, inorgânicos e caramelos, além de carotenoides funcionais.

Definição

Segundo a portaria nº 540, SVS/MS, de 27 de outubro de 1997. Corante é “Substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento”. Excluem-se da definição acima, os sucos e/ou os extratos de vegetais e outros ingredientes utilizados na elaboração de alimentos que possuem coloração própria, salvo se adicionados com a finalidade de conferir ou intensificar a coloração própria do produto.

Classificação
Os corantes são classificados como:

  • Corante Orgânico Natural C.I
  • Corante Orgânico Sintético C.II e C.III
  • Corante Inorgânico
  • Caramelos

Corante orgânico natural (C.I) : obtido a partir de vegetal, ou eventualmente, de animal, cujo princípio corante tenha sido isolado com o emprego de processo tecnológico adequado. Exemplos: curcumina, riboflavina, cochonilha, ácido carmínico, clorofila, caramelo, carvão medicinal, carotenóides: alfa, beta, e gama-caroteno, bixina, norbixina, capsantina, capsorubina, licopeno, xantofilas: flavoxantina, luteína, criptoxantina, rubixantina, violaxantina, rodoxantina, cantaxantina, vermelho de beterraba, betanina, antocianinas.

Seguindo uma tendência de produtos saudáveis, a Vogler também oferece uma linha de corantes naturais, mais adequados para o consumo e que trazem benefícios à saúde, como os carotenóides.

Betacaroteno é um pigmento de cor laranja a vermelho encontrado em plantas, frutas e legumes. Além da função de corante, estudos evidenciam sua propriedade de proteção ao corpo dos efeitos adversos dos radicais livres. Ele é precursor da vitamina A e pode ser convertido metabolicamente nesta vitamina pelo organismo. O Betacaroteno atua no combate aos radicais livres, protegendo os órgãos do corpo dos danos oxidativos da ação destes.

Licopeno é um carotenóide vermelho da mesma família do betacaroteno e encontrado em alimentos de cor vermelha como tomates e frutas vermelhas. Sua principal característica benéfica à saúde é seu alto poder antioxidante, talvez o maior dentre os carotenóides, sendo 100 vezes mais eficaz que a vitamina E. Atua no organismo humano no combate a doenças degenerativas e na prevenção do câncer. Populações que têm dietas ricas em tomates, importante fonte de Licopeno, parecem apresentar risco reduzido de alguns tipos de câncer, especialmente de próstata. Estudos apontam que a poderosa ação antioxidante do Licopeno também confere alto grau de proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres e o consumo de 10mg/dia, exerce efeito preventivo em doenças degenerativas. O Licopeno é um corante alternativo para cores variando do rosa ao vermelho.

Luteína é um pigmento amarelo encontrado em vegetais de cor verde escura, como espinafre, brócolis e também na gema do ovo. Os seres humanos não sintetizam a Luteína e dependem de fontes dietéticas como vegetais e suplementos. A maior importância para a saúde da Luteína se deve a sua presença na região macular do olho, estando diretamente relacionada à saúde da visão. Este carotenóide tem a propriedade de filtrar raios de luz nocivos, como os ultravioletas. Combate os radicais livres formados na região macular pela constante exposição à luz em presença de oxigênio, protegendo a retina de danos de processos degenerativos causados por estes compostos que podem levar à cegueira. Estudos indicam que o consumo de 6 - 10mg/dia exerce efeito protetor contra radicais livres na saúde macular.

Corante orgânico sintético: obtido por síntese orgânica mediante o emprego de processo tecnológico adequado e se dividem em: artificial e idêntico ao natural.

Corante orgânico sintético artificial (C.II)- é o corante orgânico sintético não encontrado em produtos naturais: amarelo crepúsculo, amarelo tartrazina, azul brilhante, azul Indigotina, vermelho bordeaux ou amaranto, vermelho eritrosina, vermelho ponceau 4 R, vermelho alura 40.
Corante orgânico sintético idêntico ao natural (C.III) - é o corante orgânico sintético cuja estrutura química é semelhante à do princípio ativo isolado de corante orgânico natural: Beta-caroteno, apocarotenol, cantaxantina, complexo cúprico da clorofila e clorofilina, caramelo amônia.

Corantes Orgânicos Sintéticos: Propriedades Gerais - Estabilidade

Vermelho Alura 40

Amarelo Tartrazina 5

Amarelo Crepúsculo 6

Azul Brilhante 1

Azul Indigotina 2

Vermelho Eritrosina 3

Vermelho Amaranto 2

Vermelho Ponceau 6

Luz

5

6

4

5

2

3

4 a 5

4

Calor

5

5

5

5

1

4

4

5

Álcalis

4

4

4

5

1

3

4

3

Ácido benzóico

4

5

4

5

1

1

4

5

SO2

4

4 a 6

3 a 4

5

1

5

4

3

Ácido sórbico

5

5

5

5

1

1

5

6

pH 3

Estável

Estável

Estável

Leve perda de cor

Perda de cor intensa

Insolúvel

Estável

Estável

Solubilidade (g/l)

220

140

120

200

12

70

140

140

Escala 1 a 6

Corante inorgânico - aquele obtido a partir de substâncias minerais e submetido a processos de elaboração e purificação adequados a seu emprego em alimento: carbonato de cálcio, dióxido de titânio, óxido e hidróxido de ferro, alumínio, prata, ouro.

Produtos BPF, sem limite de dosagem:

Carbonato de Cálcio (INS 170i)

Dióxido de Titânio (INS 171)

Usos limitados em superfície:

Óxido e Hidróxido de Ferro

Alumínio, Prata, Ouro

Corante Inorgânico Dióxido de Titânio: Propriedades Gerais

Dióxido de Titânio

Característica

Dispersível,

Aplicação

Corante Branco / Turvador

Dosagem usual Food

0,01%

Dosagem usual Pet Food

0,8 a 1 Kg/ ton ração

Corantes Caramelos

Os corantes caramelos podem ser subdivididos em:

Caramelo natural - o corante natural obtido pelo aquecimento de açúcares à temperatura superior ao ponto de fusão.
Caramelo (processo amônia) - é o corante orgânico sintético idêntico ao natural obtido pelo processo amônia, desde que o teor de 4-metil, imidazol não exceda no mesmo a 200mg/kg (duzentos miligramas por quilo).

Corantes Caramelos: Propriedades Gerais - Aplicações

Nome

Classificação

INS

Aplicação

Classe I Caramelo simples

Corante Natural

150a

NA

Classe II: Caramelo sulfito

Corante orgânico sintético idêntico ao natural

150b

NA

Classe III: Caramelo amônia

Corante orgânico sintético idêntico ao natural

150c

utilizados em cervejas, molho de soja

Classe IV: Caramelo Sulfito amônia

Corante orgânico sintético idêntico ao natural

150d

refrigerantes, biscoitos, massas, bebidas destiladas, vinhos compostos, bolos, condimentos, xaropes farmacêuticos, acertos para suco de uva, sorvete, molho inglês, molhos para salada e pet food.

A expertise conquistada nestes anos possibilitou o desenvolvimento de cores personalizadas através da divisão Vogler Systems, onde nasceu a linha INNOCOLOR, para atender as necessidades especificas de cada cliente. Uma tecnologia que cria opções para os clientes, que necessitam de uma cor especifica, desenvolvida com exclusividade para o produto final. Os Corantes da linha INNOCOLOR são apresentados nas versões pó, emulsões e suspensões disponíveis para atender as necessidades deste mercado. Cores exclusivas e estimulantes, podem diferenciar os produtos, sendo fator decisivo no momento da compra.

Ana Lúcia Barbosa Quiroga

Gerente P&D – Vogler Ingredients




 

Telefone:

+55 11 5524-6931

Celular:

+55 11 99998-0506

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/RevistaFIB

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001